24.5.06

HOLIDAY INN

A marca HOLIDAY INN mudou a forma de viajar pela América. Ambiente limpo e aconchegante, com preços justos, além da comodidade, são fatores que fazem os viajantes sentirem-se em casa. Depois da América foi a vez do mundo aprovar o estilo HOLIDAY INN de hospedar. Seja qual for o destino, você encontrará sempre um local familiar e aconchegante quando se hospedar em um algum hotel da rede. Isto porque, independentemente da sua nacionalidade, cultura, forma de vida ou personalidade, a rede americana garante que todos vão se sentir em casa.

A história
A história de uma das redes de hotéis mais famosas do mundo começou no dia 1 de agosto de 1952, com a inauguração da primeira unidade na cidade de Memphis, estado americano do Tennessee, localizado às margens de uma rodovia, no número 4.941 da Summer Avenue, encravada no distrito de Berclair, que ligava a cidade a Nashville. O hotel foi idealizado pelo construtor e corretor imobiliário Kemmons Wilson, depois de não estar satisfeito com os serviços e acomodações dos hotéis em que esteve passando suas férias com a família no estado de Washington. Eles eram demasiadamente caros e impessoais. O nome e o logotipo foram inventados e desenhados pelo arquiteto Eddie Bluestein, responsável pelo projeto do primeiro hotel, depois de ver um filme de Bing Crosby. A primeira unidade, do que viria a se transformar em uma gigantesca rede de hotel, tinha 210 quartos com banheiros privativos, ar-condicionado e telefone. Contava ainda com serviços adicionais como piscina, máquinas de gelo, estacionamento grátis, canil para animais de estimação, além de crianças abaixo de 19 anos poderem ficar de graça no quarto dos pais. Esses padrões e serviços oferecidos eram inéditos para a época, revolucionando a indústria hoteleira americana. O sucesso do hotel foi tão grande, que logo mais três unidades idênticas (criando um sistema padronizado) foram inauguradas às margens das estradas que ligavam a cidade de Memphis.


Pouco depois, em sistema de franquia, a rede cresceu rapidamente, contando com 50 unidades em 1958 e 100 no ano seguinte. Na década de 60 a marca utilizou os slogans “The Nation’s Innkeeper” e “Your Host from Coast to Cost” para posicionar-se diante dos consumidores. Introduziu, em 1965, o primeiro sistema computadorizado de reservas da indústria hoteleira chamado HOLIDEX. Dois anos depois inaugurou a primeira unidade européia na cidade de Leiden na Holanda. Em 1972, Wilson já estava na capa da revista TIME, e sua rede de hotéis compreendia 1.405 unidades espalhadas pelos Estados Unidos e por outros países. No ano de 1975 introduziu o slogan “The best surprise is no surprise”, prometendo que uma noite no HOLIDAY INN seria igual em qualquer outro hotel da rede. Tornou-se a primeira rede de hotel, em 1977, a introduzir um programa de fidelidade para viajantes freqüentes com o nome de Holiday Inn Inner Circle, que mais tarde viria a ser conhecido como Priority Club Rewards. Em 1982 os hotéis ganharam nova identidade visual, substituindo as tradicionais e famosas placas de 43 metros de altura por placas feitas de plásticos, além da modernização de seu logotipo. Dois anos mais tarde, a rede inaugurou sua primeira unidade na China.


A rede foi vendida em 1988 para o Intercontinental Hotels Group, expandindo-se rápida e vorazmente, lançando inovações com em 1995 quando introduziu o primeiro sistema de reservas on-line da categoria. Recentemente, em novembro de 2004, foi inaugurado na cidade de Gwinnett County, estado da Geórgia, um hotel protótipo com 130 quartos modernos, restaurante e piscina coberta, que será a nova geração de hotéis da marca, estendendo-se com o tempo para todas as unidades do HOLIDAY INN. Desde então, a rede fechou 1.200 hotéis que tinham rendimento insatisfatório e inaugurou 1.500 novas unidades rejuvenescendo seu portfólio de hotéis.


A linha do tempo
1991
Inauguração da primeira unidade do HOLIDAY INN EXPRESS, um hotel com serviços limitados. A primeira unidade européia foi inaugurada em 1996 na cidade escocesa de Strathclyde. Existem cerca de 1.500 unidades atualmente. Conhecido também como EXPRESS by HOLIDAY INN na Europa, no Médio Oriente, na África e na Ásia é a escolha mais inteligente para quem gosta de viajar sem ter que gastar muito. Novos, limpos e sem complicações, os hotéis oferecem acomodações confortáveis e confiáveis a tarifas competitivas. Os hóspedes também aproveitam a conveniência de acesso gratuito e rápido à Internet, chamadas gratuitas a números locais e 0800, além da cortesia de um café da manhã continental. Além disso, o serviço EXPRESS START (introduzido em 2003) oferece uma mesa especial com os alimentos prediletos para o café da manhã, inclusive a marca exclusiva de café Smart Roast, além dos deliciosos biscoitos de canela (“cinammon rolls”) feitos somente para os hóspedes da rede HOLIDAY INN EXPRESS. Com 2.069 hotéis no mundo inteiro e disponibilizando 191.347 quartos, a hospedagem inteligente finalmente se torna possível. O slogan da rede é “Stay Smart”.
1998
Criação do STAYBRIDGE SUITES by Holiday Inn, um hotel para permanências longas, onde os quartos têm estilo de apartamento, possuem cozinhas totalmente equipadas, permitindo aos viajantes sentirem-se mais confortáveis que nunca. Sua primeira unidade foi inaugurada na cidade de Alpharetta, estado da Geórgia. É ideal para os viajantes que buscam um hotel de estilo residencial que seja perfeito para os negócios, para situações de mudanças e também para férias. Entre as vantagens estão os três tipos de suítes – kitchnete, um quarto ou dois quartos – com cozinhas totalmente equipadas, a cortesia do bufê para o café da manhã e o happy hour ao fim da tarde, além de serviços comerciais que funcionam 24 horas e acesso gratuito e rápido à Internet. A rede conta hoje com 184 hotéis espalhados pelos Estados Unidos, Canadá, México e América Latina, disponibilizando 20.848 quartos. O slogan da rede é “Get Comfortable”.
2005
Inauguração do NICKELODEON FAMILY SUITES by Holiday Inn, primeiro hotel temático da rede localizado na cidade de Orlando na Flórida. O novo hotel combina duas marcas de grande sucesso: Nickelodeon, a maior marca de entretenimento infantil, e HOLIDAY INN, o hotel preferido das famílias americanas. Aqui são as crianças que mandam. Este resort exclusivo, espalhado por quase 10 hectares, tem 777 suítes; verdadeiros conjuntos de piscinas, com jogos aquáticos interativos, escorregadores e tobogãs; entretenimento ao vivo com o tema Nickelodeon; uma sala de jogos eletrônicos de quase 300 metros quadrados; um spa só de crianças (Kid’s Spa); apartamentos KidSuites com 2 ou 3 quartos separados para as crianças e os pais, e uma TV em cada quarto. Tem também um salão para atividades noturnas, “Nick At Nite”, e um café da manhã com personagens de desenhos animados (“Nicktoons Character Breakfast”), entre outras comodidades oferecidas a toda a família neste hotel que é o único do seu tipo. Hoje em dia este hotel não pertence mais a rede.
2008
Criação do HOLIDAY INN CLUB VACATIONS, um sistema compartilhado de estadias em fantásticos resorts. O primeiro hotel a adotar este sistema foi o The Family of Orange Lake Resorts na cidade de Orlando na Flórida. Atualmente é possível se hospedar nesse sistema em resorts localizados nas cidades de Ascutney, Vermont; Lake Geneva, Wisconsin; e Panama City, Flórida.


A rede ainda oferece unidades do HOLIDAY INN RESORT (antigo HOLIDAY INN SunSpree), que estão localizadas em destinos turísticos dos Estados Unidos, Caribe, Canadá e México, que oferecem um ambiente informal com muita atividade e diversão para toda a família, a um preço muito acessível. Com restaurantes de serviço completo, frigobar em cada quarto, instalações de lavanderia, ampla área de piscina e uma grande variedade de equipamentos recreativos. Ainda conta com o programa de atividades KidSpree que inclui várias atividades nas quais todos têm prazer em participar, entre elas programas supervisionados para crianças, livros infantis emprestados pela Biblioteca KidSpree, além de atividades esportivas e jogos para todos. O slogan do hotel é Imagine os Sorrisos (Imagine the Smiles).


O padrão
Hoje, os hotéis HOLIDAY INN oferecem a comodidade de um serviço completo que inclui quartos bem mobiliados com camas box spring king ou queen size e uma fantástica ducha, salas de conferência bem organizadas, um saguão tranqüilo e cômodo, piscina (equipamento padrão somente nos hotéis da América do Norte) e acesso gratuito e rápido à Internet na maioria das unidades. O hóspede pode contar também com o serviço de quarto a preços acessíveis; escolher entre dois tipos de travesseiros; e restaurantes que oferecem o famoso cardápio de café da manhã Best-4-Breakfast, além de refeições gratuitas para crianças (Kids Eat Free) nos Estados Unidos e no Canadá. A rede é a escolha perfeita para atender as necessidades tanto de negócios quanto de lazer.


O ícone
Os chamados “Great Signs”, eram tradicionais e enormes (43 metros de altura) letreiros luminosos feitos de cimento que identificavam os hotéis HOLIDAY INN durante sua era de expansão nas décadas de 50 e 70. Criados pelo fundador da rede hoteleira, eles continham o logotipo do hotel e algumas informações como o preço da diária, disponibilidades de vagas e, em alguns casos, uma mensagem de boas vindas. Logo se tornou ícone da marca, podendo ser identificado a grandes distâncias. Porém, em 1982, devido aos altos custos de construção e manutenção, foram substituídos por placas plásticas menores e mais baratas, colocando fim em um dos ícones mais reconhecidos do mundo. Kemmons Wilson, que havia se retirado da empresa em 1979, disse que “foi o maior erro que eles cometeram”. A partir deste momento o HOLIDAY INN perdia muito de seu charme. Em 2007 este ícone, agora feito de plástico, foi completamente renovado, seguindo a nova identidade visual da marca.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por grandes modificações ao longo dos anos. No ano de 2007, em uma campanha de US$ bilhão para reposicionamento de marca, a HOLIDAY INN resolveu modernizar radicalmente seu logotipo, que já havia passado por alterações anos antes, com o objetivo de criar uma nova uma imagem, mais festiva, vibrante e forte. A grande mudança visual da marca foi aos poucos sendo estendida para todos os hotéis (decoração externa e fachadas).


A nova identidade visual foi também adotada em todas as bandeiras da rede HOLIDAY INN.


Os slogans
Stay you. (2010)
Relax, it’s Holiday Inn. (2003)
We put a smile back on your face.
Pleasing people the world over.
The best surprise is no surprise.
(1975)
Holiday Inn. The World’s Inn Keeper.
Your Host from Coast to Coast.
(década 60)
The Nation’s Innkeeper. (década 60)
The official hotel for family fun.
Stay with someone you know.
Look Again.



Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1 de agosto de 1952
● Fundador: Kemmons Wilson
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia
● Proprietário da marca: Intercontinental Hotels Group
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Philip Naughton (IHG)
● CEO: Andy Cosslett
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Hotéis: + 3.300
● Hóspedes: 120 milhões/ano
● Presença global: + 70 países
● Presença no Brasil: Sim (8 hotéis)
● Funcionários: 36.300
● Segmento: Hotelaria
● Principais produtos: Hotéis e resorts de várias categorias
● Ícones: As placas sinaleiras em frente aos hotéis
● Slogan: Stay you.
● Website: http://www.holidayinn.com/

A marca no mundo
A rede HOLIDAY INN (incluindo a bandeiras EXPRESS) conta com mais de 3.300 hotéis espalhados pelos quatro cantos do mundo, abrangendo mais de 70 países e colocando em disponibilidade mais de 420 mil quartos. Anualmente a rede recebe aproximadamente 120 milhões de hóspedes. Somente os hotéis da marca HOLIDAY INN possuem 1.230 unidades no mundo, disponibilizando 225.275 quartos.

Você sabia?
Atualmente a marca, que pertence ao Intercontinental Hotels Group, é a maior rede de hotéis da categoria simples do mundo, sendo a mais reconhecida na indústria hoteleira.
O sistema de reservas da rede, chamado HOLIDEX, que conecta todos os hotéis da rede no mundo, recebe mais de 22 milhões de reservas em mais de 250 mil terminais. A cada segundo cerca de três pessoas fazem o check-in em algum hotel da rede.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 5/7/2011

2 comentários:

Pat disse...

Olá.Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do blog.Sou estudante de Hotelaria e os posts sobre as marcas Hoteleiras me ajudam muito.

Beijos.

vania disse...

Show! parabéns ao blog.