16.5.06

HERBALIFE

Dificilmente você não viu pelo menos uma única vez a frase “Perca peso agora, Pergunte-me como” estampada em broches, camisetas, adesivos ou escrita em letras garrafais em carros. E muito provavelmente, você teve uma instigante curiosidade de saber como. A resposta é simples: HERBALIFE. Sua linha de produtos auxilia no controle de peso e bem-estar. E pode apostar, o sucesso é enorme. Afinal, hoje em dia, substituir uma refeição por um shake não surpreende ninguém, graças a HERBALIFE.

A história
Tudo começou nos anos 70 na cidade de Los Angeles, estado da Califórnia, quando o jovem Mark Hughes observava sua mãe lutando para alcançar seu “peso ideal”, fazendo uma dieta após a outra, como tantas outras pessoas na época. Tragicamente, no entanto, sua mãe, Jo Ann Hughes, morreu de overdose de medicamentos para emagrecimento após várias dietas prejudiciais a saúde. Ela só tinha 36 anos de idade. A partir daquele momento trágico, Mark, então com 18 anos de idade, decidiu que ninguém deveria sofrer mais por estar acima do peso. Perder peso rapidamente com saúde e sem sofrimento. Esse era o sonho de milhões de americanos que viviam com uns quilinhos a mais, brigando constantemente com a balança. Muitas dessas pessoas pagariam qualquer preço para encontrar a fórmula mágica do corpo perfeito e da boa saúde. O jovem Mark não ignorou esse desejo. Nos anos seguintes, em parceria com o Dr. Richard Marconi, o jovem começou a desenvolver e criar um método de redução de peso seguro baseado em nutrição, e não em medicamentos. Após participar de um simpósio sobre ervas chinesas, ele desenvolveu, em conjunto com especialistas em nutrição e profissionais de saúde, um revolucionário pó nutricional de ervas naturais, baseado em proteínas e rico em vitaminas, destinado a programas de nutrição e controle de peso, lançado no mercado americano em fevereiro de 1980. Assim nasceu a empresa HERBALIFE em parceria com Richard Marconi, com Mark vendendo o produto no porta-malas de seu próprio carro. No primeiro mês de existência a nova empresa faturou aproximadamente US$ 23.000.


As pessoas que usaram os produtos observaram duas coisas: reduziram peso e seus amigos perguntavam como conseguiram isso. Logo se tornou claro que a propaganda “boca a boca” iria funcionar melhor do que qualquer outra. Afinal, a pessoa podia ver o resultado por si mesma. Em vista disso, Mark desenvolveu uma rede de distribuidores com quem pode compartilhar sua visão, paixão pelos produtos e animação com a oportunidade de negócio. Na verdade, os primeiros “distribuidores” descobriram que se alguém se interessasse o suficiente para chegar a perguntar, os produtos se venderiam sozinhos. Assim, eles promoviam os produtos da HERBALIFE onde quer que fossem com broches e adesivos que diziam: “Perca peso agora, Pergunte-me como” (Lose weight now, ask me how). Muito provavelmente você já os tenha visto. Esta famosa mensagem em vermelho e preto é agora utilizada em 75 países ao redor do mundo. Já em 1981 a empresa lançou novos produtos: as linhas de tratamento capilar e de pele.


Com um sucesso crescente nos Estados Unidos e vendas anuais de US$ 2 milhões, em 1982 a marca foi lançada no mercado canadense, dando início para uma grande expansão internacional. Dois anos depois, os produtos HERBALIFE podiam ser encontrados na Austrália, Inglaterra e Canadá, além dos Estados Unidos. Foi também nesse ano, que 81 distribuidores de todo o mundo participaram do primeiro encontro de treinamentos na cidade de Toronto no Canadá. Em 1986 a empresa introduziu no mercado os primeiros sabores para o shake Formula 1 Protein Drink: chocolate e morango. No final desta década a marca ingressou no mercado espanhol, mexicano e israelense. Nos primeiros cinco anos da década de 90 os produtos HERBALIFE são lançados em nada menos que 24 países. Com isso, as vendas atingiram US$ 1 bilhão em 1996, provando o total sucesso dos produtos junto à um público ávido por controlar o peso e conquistar o tão sonhado corpo perfeito. Dois anos mais tarde, 19 novos produtos foram lançados no mercado aumentando consideravelmente a oferta para seus consumidores.


Em homenagem ao trabalho pioneiro em controle de peso e nutrição que Mark Hughes fez, a HERBALIFE ajudou a fundar, em 2003, o Laboratório de Nutrição Celular e Molecular Mark Hughes, que faz parte do respeitado Centro de Nutrição Humana da Universidade da Califórnia (UCLA), e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas avançadas sobre nutrição humana. Nos anos seguintes a empresa cresceu ainda mais internacionalmente, ampliou a linha de produtos, como por exemplo, o lançamento da linha Shape Works (shakes, tabletes nutricionais, proteínas em pó), além ampliar a gama de produtos no segmento de cosméticos. O atual CEO da empresa, Michael O. Johnson atuou como executivo da Walt Disney Company por 17 anos e foi eleito CEO do ano nos Estados Unidos em 2005 pelo Market Watch, uma prestigiada publicação do Grupo Dow Jones. A HERBALIFE patrocina atualmente mais de 60 equipes e atletas no mundo todo, desde futebol (LA Galaxy e Barcelona), basquete, ciclismo, vôlei até atletas olímpicos que inspiram milhões de pessoas a adotarem um estilo de vida saudável. Um exemplo de atleta patrocinado pela marca é o jogador argentino Lionel Messi, que ganhou pela 2ª vez a Bola de Ouro da FIFA de melhor jogador do mundo em 2010.


Os produtos
A HERBALIFE oferece uma linha completa de produtos para controle de peso e suplementação nutricional (Nutrição interna) e produtos para cuidados pessoais (Nutrição Externa). A linha de produtos é adequada para suprir uma grande variedade de necessidades nutricionais. São produtos formulados com ervas e ingredientes naturais de alta qualidade que se tornaram um verdadeiro sucesso ao longo dos anos.
1980
Lançamento do FORMULA 1 PROTEIN DRINK, o famoso shake para controle de peso que transformou a marca HERBALIFE conhecida no mundo inteiro. Hoje em dia o famoso shake está disponível em oito sabores, dentre eles morango, chocolate, baunilha e frutas tropicais.
1983
Lançamento do HERBALIFELINE, cápsulas com ácidos Graxos Ômega-3, uma mistura exclusiva de lipídios marinhos altamente refinados sem sabor de peixe.
1985
Lançamento do Xtra-Cal, suplemento de Cálcio, Magnésio e Vitamina D. A ingestão adequada de cálcio associada a uma rotina de exercícios regulares e a uma dieta balanceada contribui para a boa saúde dos ossos.
1991
Lançamento do CELL ACTIVATOR, que ajuda as células a utilizar os nutrientes essenciais dos alimentos e dos suplementos que são consumidos diariamente, pois contem plantas, espécies botânicas, vitaminas do complexo B e minerais. O Cell Activator trabalha em conjunto com todos os produtos HERBALIFE, ajudando a maximizar a absorção dos diferentes nutrientes de cada um.
1992
Lançamento do THERMOJENICS, pó para o preparo de bebidas a base de ervas aromáticas.
1993
Lançamento do N-R-G, pó para o preparo de bebida a base de chá preto e guaraná e com baixo teor de calorias.
1995
Lançamento da linha de cuidados para a pele DERMAJETICS, cujos produtos combinam protetores solares com hidratantes emolientes e agentes de limpeza profunda.
1997
Lançamento da DINOKIDS, uma linha de produtos voltados para crianças.
1999
Lançamento da linha de cosméticos COLOUR.
2003
Lançamento do NITEWORKS, um suplemento alimentar desenvolvido através de uma combinação especial de ingredientes que estimulam a produção do óxido nítrico, um componente fundamental para assegurar a circulação normal. O produto vendeu no mercado americano US$ milhões, somente nas duas primeiras semanas.
2004
Lançamento do Radiant C Gel-creme Intensificador Diário, fórmula com vitamina C, em gel creme, desenvolvida para realçar o vigor e a textura da pele do rosto. Ajuda a reduzir o aparecimento de linhas de expressão.
2005
Lançamento do ShapeWorks, um pó instantâneo para o preparo de bebidas para controle de peso (Shake). É um prático substituto de refeição formulado com proteína isolada de soja e do soro do leite.
Lançamento da NouriFusion, uma completa linha de cosméticos para os cuidados básicos e específicos da pele de homens e mulheres.
Lançamento do LIFTOFF, pastilha efervescente que se transforma em uma bebida energética que impulsiona e desenvolve o corpo e a mente de forma elevada.
2006
Lançamento do SKIN ACTIVATOR, creme regenerador diário desenvolvido com ingredientes como glicosamina, óleo de amêndoas, chá verde e açúcar que, juntos, trabalham em harmonia para penetrar a superfície da pele e aumentar os níveis de umidade e elasticidade.
2007
Lançamento do HERBALIFE KIDS, um pó para o preparo de bebida desenvolvido especialmente para crianças, que contem proteínas, fibras e 100% dos nutrientes necessários para um crescimento saudável.
2009
Lançamento do LIVELY FRAGRANCES, uma linha formada por quatro fragrâncias, duas masculinas e duas femininas.
2011
Lançamento do HERBALIFE 24, primeira linha completa de suplemento e nutrição que suporta atletas 24 horas por dia, ajudando a melhorar os resultados, ganhar massa muscular, ter recuperações muito mais rápidas e prevenir lesões.


Os revendedores
Na HERBALIFE ninguém veste a camisa da empresa. Usa o broche. Do presidente ao vendedor iniciante, nenhum representante da marca sai de casa sem aqueles broches brancos com os dizeres: “quer emagrecer? pergunte-me como!” ou “trabalhe em casa, pergunte-me como!” ou ainda “eu amo Herbalife”. Todos também consomem pelo menos um produto da marca, sejam os famosos shakes dietéticos, as barras de cereal, os suplementos alimentares ou a linha de xampus e condicionadores. E usam adesivos com o logotipo da marca em seus carros particulares. Isso quando não dirigem os veículos de frota, pretos, com a marca da empresa americana em tintas brancas e com o tal slogan da dieta grudado nos vidros. Enfim, a HERBALIFE é quase uma religião. Experimente conversar cinco minutos com um dos milhões de distribuidores da marca e provavelmente você encomendará pelo menos um item, nem que seja só para provar.


Pesquisa e desenvolvimento
A HERBALIFE tem como compromisso seguir todas as normas pelas quais as companhias de nutrição são avaliadas. Ao aliar a ciência e a nutrição, a empresa tem investido em pesquisas e estudos clínicos conduzidos no mundo todo. Desde 2003, aumentou seu orçamento em pesquisa e desenvolvimento para acelerar o processo de desenvolvimento de novos produtos. O Conselho Científico da HERBALIFE foi criado nos Estados Unidos para assegurar que sua linha de produtos permaneça alinhada com as mais recentes descobertas da pesquisa científica. O conselho congrega respeitados cientistas, médicos e nutricionistas de universidades de prestígio espalhadas pelo mundo – inclusive do Brasil - sendo presidido pelo renomado especialista em nutrição Dr. David Heber, além de dezenas de PHDs, entre eles o prêmio Nobel de medicina Dr. Louis Ignarro, atuando nos 75 países em que a empresa atua nos dias de hoje.


A fundação
A empresa mantém em parceria com distribuidores independentes, funcionários, amigos e familiares a Herbalife Family Foundation (HFF), uma organização sem fins lucrativos. Criada em 1994 por Mark Hughes a HFF é dedicada a melhorar a qualidade de vida de crianças em situação de risco e a desenvolver programas de arrecadação que amparam por meio de doações vítimas de desastres naturais.


A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da marca HERBALIFE passou por uma acentuada modificação, ganhando um visual mais contemporâneo.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1980
● Fundador:
Mark Hughes e Richard Marconi
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia
● Proprietário da marca:
Herbalife Ltd.
● Capital aberto: Sim (1986)
● Chairman & CEO:
Michael O. Johnson
● Presidente: Desmond Walsh
● Faturamento: US$ 2.73 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 290.5 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 6.8 bilhões (junho/2011)
● Revendedores: 2.1 milhões
● Presença global: 75 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
4.500
● Segmento:
Nutrição e cuidados pessoais
● Principais produtos: Controle de Peso, Complementos Nutricionais e Cuidados Pessoais
● Ícones:
A famosa pergunta “quer emagrecer? pergunte-me como!”
● Slogan: Making the world healthier.
● Website: www.herbalife.com

A marca no Brasil
A marca chegou ao país em 1995. O sucesso foi imediato. Bastava conversar cinco minutos com um dos distribuidores da marca e provavelmente a pessoa encomendaria pelo menos um item, nem que fosse só para provar. De lá para cá, a HERBALIFE ganhou corpo suficiente para brigar com as demais empresas do setor de vendas diretas. Com uma diferença: enquanto rivais como Avon ou Natura adotam o sistema mononível (vendedores independentes), a HERBALIFE é uma das poucas representantes no Brasil do modelo multinível, também conhecido como marketing de rede. Um vendedor vai fazendo sua “pirâmide” de vendedores e, além de ganhar com suas próprias negociações, recebe royalties das operações nos níveis abaixo dele. Atualmente a marca HERBALIFE, que possui uma força de vendas de 170 mil pessoas no país, oferece aos consumidores uma ampla linha de produtos como shakes dietéticos, barras de cereal, suplementos alimentares e até uma linha de xampus e condicionadores. A operação brasileira cresceu tanto, que hoje em dia está atrás somente da americana e da mexicana.


A marca no mundo
Com uma equipe de distribuição independente que conta com mais de 2.1 milhões de pessoas vendendo seus produtos (uma linha composta por mais de 160 itens contendo ervas e ingredientes naturais) em 75 países ao redor do planeta, a HERBALIFE atingiu vendas anuais em 2010 superiores a US$ 2.7 bilhões. A empresa terceiriza boa parte da produção em países como Estados Unidos, Canadá e Itália. A única fábrica própria da HERBALIFE fica localizada na China.

Você sabia?
Mark Hughes, fundador da empresa, foi encontrado morto em sua cama no dia 21 de maio de 2000, vitimado por uma overdose acidental de álcool e do antidepressivo Doxepin.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 28/6/2011

Um comentário:

Anônimo disse...

TRABALHO COM A HERBALIFE A 02 ANOS,NUNCA ENCONTREI UMA EMPRESA QUE TIVESSE TANTO INTERESSE NO DESENVOLVIMENTO DO DISTRIBUIDOR.COM A HERBALIFE TEMOS TUDO DE BOM PARA VENCER,E SO TRABALHAR,SER ETICO E PARTICIPAR DE TODOS OS TREINAMENTOS.COM CERTEZA VOU SER PRESIDENTE,PORQUE ESTOU TOTALMENTE FOCADO NESSAS TREZ REGRAS FUNDAMENTAIS.NOS ENCONTRAMOS NA EXTRAVAGANZA DE FORTALEZA-CE-2011.UM ABRAÇO-ASS.ARY JR-JOAO PESSOA-PB