26.5.06

FRIGIDAIRE

Durante décadas a marca FRIGIDAIRE foi reconhecida, em muitos países do mundo, como sinônimo de refrigeradores e geladeiras. Com design atemporal, alta tecnologia e durabilidade, a linha de produto da tradicional marca americana equipa milhões de cozinhas no mundo inteiro.
-
A história
A história começou quando Alfred Mellowes e alguns investidores fundaram a empresa Guardian Frigerator Company em 1916 na cidade de Ft. Wayne, estado americano da Indiana, para produzir o primeiro refrigerador elétrico doméstico, inventado pelo próprio Mellowes e Nathaniel B. Wales, e lançado no mercado americano em setembro de 1918. A pequena empresa, que havia comercializado apenas 34 refrigeradores até então, foi adquirida em 1919 pela General Motors Corporation, sob o comando de William C. Durant, provavelmente para dar aos revendedores de automóveis um produto para comercializar no período da Primeira Guerra Mundial, em que as vendas de carros tinham caído praticamente a zero.
-
-
A partir deste momento a empresa adotou oficialmente a marca FRIGIDAIRE para seus refrigeradores, que inicialmente foram um fracasso de vendas. Era caro e só podia ser comprado pela elite, tinha problemas técnicos graves, a rede de serviço era insuficiente, além do gás de refrigeração vazar e cheirar mal, empesteando as cozinhas. A GM não conseguia fazer com os refrigeradores FRIGIDAIRE o que Henry For tinha feito com o Modelo T, e chegou a pensar em sair do negócio de geladeiras. Em 1921 um refrigerador da marca custava o dobro de um carro Ford Modelo T. Foi então que Alfred Sloan decidiu passar a responsabilidade pela fabricação dos refrigeradores para outra divisão da GM que cuidava de sistemas de geração elétrica para residências. A idéia era usar a competência dessa divisão em manufatura, e aproveitar a mesma estrutura de venda que ela usava para seus sistemas elétricos (distribuição) para vender geladeira também.
-
-
Logo se viu que o sistema de distribuição dos geradores elétricos não resolvia a venda de refrigeradores. A GM não queria montar sua própria rede de venda, preferiria vender a distribuidores, que por sua vez venderiam às lojas, que por sua vez venderiam ao consumido final. Acabou, porém, tendo de mudar de planos, e transferir a FRIGIDAIRE para a divisão Delco Light. Sob o comando de Charles F. Kettering, finalmente os produtos da marca cresceram rapidamente no mercado. Nos anos seguintes, a FRIGIDAIRE se tornou pioneira em grandes inovações com o lançamento do freezer horizontal doméstico, refrigeradores com gabinetes acabados em porcelana e controle de temperatura, ar-condicionado para quartos e sistema de filtragem para refrigeradores domésticos.
-
-
No final desta década, em 1929, a FRIGIDAIRE atingiu a marca de 1 milhão de refrigeradores produzidos e as vendas internacionais começaram. Apesar da Grande Depressão que assolou a economia americana no início da década de 30, o crescimento da marca continuou acelerado, com a produção atingindo a 2.5 milhões de refrigeradores em 1932. Nos quinze anos seguintes, a marca realizou a primeira diversificação de produtos fora do segmento de refrigeração, com o lançamento de fornos, aquecedores de água, máquinas de lavar roupa e secadoras. No período de pós-guerra, a FRIGIDAIRE, aproveitando e boom econômico, voltou a crescer rapidamente, lançando seus produtos em vários outros países e introduzindo novas linhas de eletrodomésticos.
-
-
Depois de reinar absoluta no segmento de eletrodomésticos americanos, a FRIGIDAIRE começou, nos anos 70, a ter problemas e operar no vermelho, com seguidos prejuízos. Em 1979 a GM resolveu vender a marca para a White Consolidated Industries, que pouco depois, em 1986, seria adquirida pela empresa sueca Electrolux. Nos anos seguintes, sob o comando da empresa sueca, a FRIGIDAIRE foi reposicionada como uma marca de produtos mais luxuosos. Apesar da enorme concorrência no segmento de eletrodomésticos, na década de 90 a marca FRIGIDAIRE manteve a terceira posição no forte mercado americano, oferecendo uma completa linha de produtos que incluía desde os tradicionais refrigeradores, até máquinas de lavar e fogões.
-
-
A linha do tempo
1924
Iniciou a fabricação de gabinetes para acondicionar sorvetes.
1926
Lançamento da primeira geladeira com o gabinete totalmente em aço.
1927
Lançamento da geladeira com gabinete acabado em aço e porcelana.
1929
Lançamento do primeiro freezer doméstico para acondicionar alimentos.
Lançamento do primeiro ar-condicionado para quartos.
1930
Lançamento do primeiro refrigerador com gaveta umedecedora de frutas e vegetais.
1947
Lançamento da máquina de lavar roupa.
1948
Lançamento do primeiro refrigerador combinado com freezer.
1952
Lançamento do primeiro refrigerador com descongelamento automático.
1954
Lançamento das primeiras linhas de eletrodomésticos coloridas.
Lançamento do primeiro refrigerador com sistema Frost-Free (que não necessita de descongelamento).
1964
Lançamento da primeira geladeira com compartimento automático de gelo na porta.
1970
Lançamento da primeira máquina de lavar roupa integrada a uma secadora.
1974
Lançamento de uma linha de refrigeradores com compartimento de gelo, suco e água na porta.
1998
Lançamento de refrigeradores com filtros de água internos.
2001
Lançamento da nova e moderna linha de refrigeradores.
2005
Lançamento da linha de eletrodomésticos prateada.
2006
Lançamento do primeiro freezer vertical com sistema Frost-Free.
-
-
A evolução visual
Ao longo de sua história o logotipo da marca FRIGIDAIRE passou por algumas modificações. A última delas aconteceu recentemente, em 2009, quando o logotipo foi completamente reestilizado ganhando ares mais modernos.
-
-
Nos Estados Unidos, para comemorar os 90 anos da marca, a FRIGIDAIRE está utilizando um logotipo diferente, que possui o símbolo de sua tradicional coroa.
-
-
Os slogans
Solutions for real life.
Frigidaire Company ... creating a better tomorrow!
Comforting Homes For Generations.
Built For Generations.
Precision, Performance, Prestige.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento:
1919
● Criador: Um grupo de investidores e Alfred Mellowes
● Sede mundial: Fort Lauderdale, Florida
● Proprietário da marca: Electrolux AB
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Marcus Wallenberg
● CEO & Presidente:
Hans Stråberg
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil:
Não
● Funcionários:
Não informado
● Segmento:
Eletrodomésticos
● Principais produtos:
Refrigeradores, ar-condicionado, máquinas de lavar roupa e louça
● Ícones: Os refrigeradores
● Slogan: Solutions for real life.
● Website:
www.frigidaire.com
-
A marca no mundo
A FRIGIDAIRE, que pertence atualmente a empresa sueca Electrolux, comercializa sua ampla linha de produtos, que incluem, refrigeradores, freezers, fogões, fornos, microondas, secadoras, máquinas de lavar roupa e louça e ar-condicionado, em quase 40 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Canadá e México.
-
Você sabia?
No período em que a marca era de propriedade da GM seu logotipo carregava a frase “Product of General Motors”.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 30/12/2009

14 comentários:

Anônimo disse...

Ola
nao sei se este sera o meio para que eu tenhas as informações que pretendo.
eu tenho uma frigidaire no entanto muito linda verde pintada com flor
na porta,esta em perfeito estado
estou tendo um problema com ela pois tem gastado muita energia
gostaria de saber se tem um historico desta peça rara,
o modelo dela e 11290 e a serie e
08191,pelo que um tecnico da brastempe me falo que ela e toda original pois ate suas borracha
se encontra em perfeito estado,tendo seu motor original de fabrica.
por favor se tiverem alguama coisa sobre essa frigidaire me informa
obrigado
Cynthia Chican

Anônimo disse...

Ola
nao sei se este sera o meio para que eu tenhas as informações que pretendo.
eu tenho uma frigidaire no entanto muito linda verde pintada com flor
na porta,esta em perfeito estado
estou tendo um problema com ela pois tem gastado muita energia
gostaria de saber se tem um historico desta peça rara,
o modelo dela e 11290 e a serie e
08191,pelo que um tecnico da brastempe me falo que ela e toda original pois ate suas borracha
se encontra em perfeito estado,tendo seu motor original de fabrica.
por favor se tiverem alguama coisa sobre essa frigidaire me informa
obrigado
Cynthia Chican

(05511)36991227
(05511)83992537

Anônimo disse...

Ola
nao sei se este sera o meio para que eu tenhas as informações que pretendo.
eu tenho uma frigidaire no entanto muito linda verde pintada com flor
na porta,esta em perfeito estado
estou tendo um problema com ela pois tem gastado muita energia
gostaria de saber se tem um historico desta peça rara,
o modelo dela e 11290 e a serie e
08191,pelo que um tecnico da brastempe me falo que ela e toda original pois ate suas borracha
se encontra em perfeito estado,tendo seu motor original de fabrica.
por favor se tiverem alguama coisa sobre essa frigidaire me informa
obrigado
Cynthia Chican

(05511)36991227
(05511)83992537

Anônimo disse...

Oi meu nome e Maria moro em NY e tenho uma duvida comprei uma lava louca da frigidaire como estou de volta para o Brasil gostaria de saber se la tem assistencia tecnica da frigidaire agradeceria se me mandarem uma resposta.

Anônimo disse...

A Frigidare faz parte da Electrolux? Gostaria de saber se tem assistencia tecnica no Brasil. Agradeco por sua atencao.

Anônimo disse...

Oi meu nome e Maria moro em NY e tenho uma duvida comprei uma lava louca da frigidaire como estou de volta para o Brasil gostaria de saber se la tem assistencia tecnica da frigidaire agradeceria se me mandarem uma resposta.A Frigidare faz parte da Electrolux? Gostaria de saber se tem assistencia tecnica no Brasil. Agradeco por sua atencao.

Por favor Me mande um e-mail em

rafaelsouza445@verizon.net

Anônimo disse...

Me chamo Adriano melo e tenho uma frigidaire,umas das primeiras funcinando em perfeito estado ( com todas as perças originais de frabrica ) era do meu avo mas como ele faleceu estou vendendo pelo maior valor oferecido , se interessar mande sua prosposta para o email adrianocoelho2@gmail.com

Anônimo disse...

é tão fantástica que Belchior compôs uma música em homenagem. "Madame Frigidaire"

Anônimo disse...

Amo minha lavadora de roupas Frigidaire! Tenho ha' 21 anos a mesma maquina, usada diariamente, no Rio de Janeiro (maresia nela!!), e ela continua maravilhosamente fiel ! Foram necessarias apenas duas revisoes na vida dela!!! Amo muito, e se alguem souber onde compro lavadora Frigidaire no Brasil, me digam, por favor! abracos!!!!!

Unknown disse...

Tenho una geladeira vermelha frigideira com 44 anos (Tenho a NF de comora). Nunca quebrou ou deixou de funcionar. Com certeza minha filha vai herda-la. Gostaria de parabeniza-los pela qualidade do produto.

Nixon disse...

Uma ótima história essa Frigidaire tem. Ótimo que a Electrolux comprou e revolucionou. Podem usar as assistencias que temos espalhadas em todo o Brasil caso precisem.

Unknown disse...

Natural,os eletrodomesticos e eletroeletronicos dessas gerações eram realmente de um consumo de energia bem mais elevado q os atuais.
Nada a fazer portanto a não ser aposentala e guardala c muito carinho como uma rara relíquia.
Gde abraço

Unknown disse...

Estou para comprar uma geladeira modelo frigidaire gostaria de saber se tem técnico e peças no Brasil na região de Santa Catarina e como seria o consumo dela é o modelo de gelo já porta de 1998. Não está fazendo mais gelo

Anônimo disse...

Tenho uma geladeira frigidaire, comprada em 1977, nunca estragou, nunca foi colocado gás, aguenta os mais fortes verões. Tem pessoas que não acreditam.