21.5.06

ENERGIZER

Pilhas alcalinas. Pilhas de Lítio. Baterias de todos os tipos que utilizam a mais avançada tecnologia disponível do mercado. Quando o assunto é pilhas e baterias, e claro, lanternas, a ENERGIZER não é somente a marca líder no mundo, mas também a mais revolucionária do segmento. Tudo para “o mundo” continuar funcionando. Sempre.

A história
A história da ENERGIZER tem suas origens no ano de 1886 quando o executivo W.H. Lawrence fundou a National Carbon Company. Uma década mais tarde, a empresa introduziu no mercado americano a primeira pilha, chamada The Columbia, para ser usada em telefones domésticos. Pouco depois, em 1898, o imigrante russo, Conrad Hubert, fundou na cidade de Nova York, a American Electrical Novelty and Manufacturing Company, lançando no mercado a primeira lanterna de mão, feita de papelão e tubos de fibra, que utilizava as primeiras pilhas modelo D.


Alguns anos depois, em 1902, a marca Ever Ready apareceria estampada nas lanternas vendidas pela empresa. Em 1906, a empresa passou a se chamar The American Ever Ready Company, iniciando as vendas de lanternas e baterias sob a marca Eveready, depois que seu proprietário Conrad Hubert, vendeu metade do negócio por aproximadamente US$ 200 mil para a National Carbon Company, que adquiriria a totalidade da empresa em 1914. Três anos mais tarde, a empresa se fundiu com a Union Carbide e passou a se expandir por todo território americano, Canadá e México.


Em 1959, revolucionou o mercado ao introduzir a primeira pilha alcalina cilíndrica, uma pilha de vida muito mais longa do que as normais, devido aos esforços de Lew Urry, apontado como o principal responsável pelo surgimento desta categoria de pilhas. Na década de 70 a empresa revolucionou o mercado de lanternas com lançamentos inovadores, como por exemplo, a lanterna recarregável, a lanterna com lâmpada fluorescente (que podia ser utilizada como sinalizador) e a lanterna a prova d’água. Somente em 1980 os produtos foram renomeados sob a marca ENERGIZER, introduzida oficialmente no mercado.


Em 1984 a Ralston Purina comprou a Eveready Battery Company, Holding da marca ENERGIZER. Em 1990 foi a primeira empresa fabricante de pilhas a não mais utilizar Mercúrio em seus produtos, mostrando sua preocupação e responsabilidade em relação ao meio ambiente. Uma década depois, em 2000, a ENERGIZER se tornou uma empresa independente. Nos anos seguintes introduziu no mercado produtos revolucionários utilizando a tecnologia Titanium, que armazena muito mais energia em menos espaço, gerando um rendimento muito maior em aparelhos eletrônicos; além dos carregadores que permitem carregar baterias de aparelhos celulares e iPods sem a necessidade de utilizar a rede elétrica. Hoje em dia, em um mercado global dinâmico onde aparelhos portáteis tem cada vez mais importância, a ENERGIZER oferece soluções completas em energia portátil, além de baterias para aparelhos auditivos e dispositivos médicos.


A linha do tempo
1910

Lançamento da primeira lâmpada de filamento de tungstênio da empresa.
1926
Lançamento da lanterna com um pequeno gancho dando a possibilidade ao consumidor de pendurá-la onde quiser.
1937
Lançamento da primeira lanterna com pré-foco.
1955
Lançamento das mini-baterias (aquelas chatinhas e redondas).
1956
Lançamento da primeira pilha 9-volt do mercado.
1957
Lançamento da primeira pilha para relógios.
1963
Lançamento das primeiras pilhas de Lítio, material que produz muito mais energia.
1967
Lançamento da primeira lanterna recarregável.
1968
Lançamento da primeira lanterna fluorescente.
1970
Lançamento da lanterna à prova d’água.
1975
Lançamento da lanterna modelo 3251, que se tornou a mais vendida do mundo.
1989
Lançamento da primeira pilha alcalina AAAA (popularmente conhecida como pilha palito).
1992
A empresa foi pioneira ao lançar a pilha de Lítio tamanho AA, chamada ENERGIZER E² LITHIUM. Essas pilhas eram as mais longevas em aparelhos eletrônicos da época.
1995
Lançamento do teste instalado nas próprias pilhas, que permitiam visualizar a energia contida dentro da pilha.
1996
Lançamento da lanterna com luz de LED.
1997
Lançamento das pilhas recarregáveis.
2000
Lançamento da tecnologia de Titanium em suas pilhas. Essa nova tecnologia armazena muito mais energia em menos espaço, gerando um poder excepcional de energia para uso em aparelhos eletrônicos modernos.
2003
Lançamento da ENERGIZER E² LITIO, primeira pilha de Lítio tamanho AAA.
2005
Lançamento das pilhas ENERGIZER ULTIMATE LITHIUM, que duram até 3 vezes mais que as pilhas alcalinas clássicas.
Lançamento da lanterna universal, que funciona com qualquer pilha (AA, C e D).
2006
Lançamento do revolucionário carregador Energi To Go, que permite carregar a bateria do celular sem necessidade de rede elétrica, utilizando apenas duas pilhas Ultimate Lithium AA de última geração, com uma capacidade muito superior à das baterias alcalinas. A duração das pilhas é sete vezes superior a uma alcalina convencional e 33% mais leves.
2008
Lançamento da linha de pilha alcalina de alta tecnologia ENERGIZER ADVANCED, especialmente desenvolvida para gerar mais energia por muito mais tempo em aparelhos como tocadores de música digital e videogames portáteis.
2011
Lançamento do iSurge Charging Station, um adaptador de força que dispõe de um conector de 30 pinos para iPhones/iPods, duas portas USB com saída de 2,1A (ideal para iPad) e mais três tomadas frontais convencionais. Como se não bastasse, possui ainda um plugue de rotação de 180 graus e funciona como luz noturna.


O famoso coelho rosa
Desde sua primeira aparição em um comercial de televisão em 1989, o coelhinho cor-de-rosa das pilhas e baterias ENERGIZER, conhecido como Energizer Bunny, e criado pela agência de publicidade DDB de Chicago, apareceu em mais de 120 comerciais de televisão, sendo visto por milhões de pessoas ao redor do mundo. Com uma energia que parece não ter fim, o coelho, que toca seu bumbo sem parar, é considerado por muitos profissionais de marketing como uma mascote genial. Isso porque é o exemplo real do principal benefício do produto (pilhas de longa duração), demonstrando-o de forma inovadora. A opção por um coelhinho deve-se ao fato de ser um brinquedo, o que dá vida a um ambiente que normalmente é bastante técnico.


O coelho rosa transformou-se no mais recente símbolo de longevidade, perseverança e determinação. Uma luta entre as duas gigantes das pilhas (ENERGIZER x DURACELL) pelo uso do coelho como mascote obrigou a uma separação dos mercados: nos Estados Unidos é usado pela ENERGIZER, porque foi a primeira a utilizar a imagem no país, e na Europa é utilizado pela Duracell porque aconteceu o inverso, quando a rival utilizou o personagem pela primeira vez em 1973. O personagem da ENERGIZER tornou-se um dos mais conhecidos do mundo, chegando a ser comparado aos mais famosos ícones públicos mundiais como Mickey Mouse, Pateta e o Tigre Tony, mascote dos cereais da Kellogg’s, tornando-se parte da cultura americana. Juntamente com sua inseparável tagline “Keeps going...and going...and going” é apontado entre os 10 melhores ícones publicitários da história americana.


Na Austrália, onde o coelho cor-de-rosa não podia ser utilizado, a ENERGIZER criou, em 1992, outra mascote: uma bateria musculosa animada conhecida como MR. ENERGIZER. Cheia de energia, atualmente esta mascote, que adora participar de maratona e parece nunca se cansar, é utilizada também em outros países da Europa, Austrália e alguns países latinos americanos, onde é conhecida como ENERGITO.


A evolução visual
Desde sua introdução a marca ENERGIZER já passou por algumas remodelações em seu visual. O primeiro logotipo introduzido na década de 80 evolui muito até chegar ao modelo utilizado atualmente.


Os slogans
Keep going. (2004)
Do you have a bunny inside? (2003)
Take power to the next level. (2000, ENERGIZER E²)
No battery lasts longer. (1997)
Más energía por mucho más tiempo. (espanhol)
Isso é positivenergy. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
1886
● Fundador:
W.H. Lawrence e Conrad Hubert
● Sede mundial:
St. Louis, Missouri
● Proprietário da marca:
Energizer Holdings
● Capital aberto:
Não
● Chairman:
Pat Mulcahy
● CEO:
Ward Klein
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
165 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
16.000
● Segmento:
Equipamentos elétricos
● Principais produtos:
Baterias, pilhas, carregadores e lanternas
● Principais concorrentes:
Duracell, Rayovac, Sanyo, Panasonic e Sony
● Mascote:
Energizer Bunny (coelho cor-de-rosa)
● Ícones:
A durabilidade longa de suas pilhas
● Slogan:
Keep Going.
● Website: www.energizer.com

A marca no mundo
Atualmente a empresa está presente em 165 países, sendo a maior fabricante de pilhas e lanternas do mundo (participação de mercado de aproximadamente 25%), com produção anual superior a 6 bilhões de pilhas. Uma em cada três baterias vendidas no mundo é da marca ENERGIZER. A empresa possui 23 fábricas espalhadas por 14 países.

Você sabia?
As baterias alcalinas de hoje são 40 vezes mais duráveis que as lançadas em 1959.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 19/11/2011

Um comentário:

Matheus disse...

Olá! O artigo sobre a Energizer ficou muito bom. Gostei de ver. Abraços