16.5.06

EL CORTE INGLÉS


O EL CORTE INGLÉS é a loja de departamento preferida da classe média espanhola e um símbolo da cultura do país, oferecendo uma infinidade de produtos que vão desde roupas e acessórios, passando por cosméticos, móveis e produtos eletrônicos, até itens sofisticados das principais grifes europeias. Suas amplas e modernas lojas também oferecem um atendimento diferenciado, vasta gama de produtos e serviços de alta qualidade e sua famosa garantia.

A história
A famosa loja de departamento espanhola foi fundada pelo empresário Ramón Areces Rodríguez no ano de 1935 quando ele comprou, com o apoio e ajuda financeira do tio, Don César Rodríguez, uma pequena loja na cidade de Madri especializada em alfaiataria infantil, fundada em 1890 e localizada em uma das ruas mais centrais da capital espanhola, cujo nome era EL CORTE INGLÉS (derivado dos perfeitos cortes típicos das roupas e o estilo inglês de se vestir), e a transformou em sociedade limitada. O nome foi mantido, pois a loja gozava de boa reputação em Madri. Começava então a saga de uma das mais respeitadas lojas de departamento da Europa.


Apesar de ter começado com apenas sete empregados, a loja rapidamente precisou de uma ampliação, e, uma vez superada a Guerra Civil espanhola, em 1939, lançou ações na Bolsa de Valores, com um capital de um milhão de pesetas, e mudou o estabelecimento de endereço para a esquina das ruas Preciados e Tetuán no dia 28 de junho de 1940. Após sucessivas ampliações, não somente em relação ao tamanho (cinco andares e 2.200m²), mas também em diversidade de mercadorias, móveis, itens de decoração, cosméticos, perfumes, brinquedos, entre outros itens passaram a figurar em suas araras e prateleiras, a loja de Preciados converteu-se no primeiro centro comercial da empresa seguindo o conceito de loja de departamento.


Na década de 1960 a rede começou a inaugurar lojas em outros grandes centros da Espanha como nas cidades de Barcelona (1962), Sevilha e Bilbao, além de outra enorme unidade em Madrid (1966). Nesta época, paralelamente às necessidades de mercado, foram sendo criadas diferentes empresas que hoje constituem o grupo de empresas EL CORTE INGLÉS, com o desejo de adequar a oferta de produtos e serviços às necessidades dos clientes: agências de seguros (Viajes El Corte Inglés) que oferecia pacotes para viagens nacionais e internacionais, inaugurada em 1969; corretora de seguros e financeira, serviços oferecidos a partir de 1982; e lojas de informática (Informática El Corte Inglés), a primeira unidade seria aberta somente em 1988.


Nas décadas seguintes a rede cresceu em um ritmo assustador, abrindo lojas em outras grandes cidades espanholas como Murcia, Valencia, Las Palmas, Málaga, Zaragoza (1981) e La Coruña (1986), adquirindo, em 1995, seu único grande concorrente, as Galerías Preciados. Finalmente, no dia 23 de novembro de 2001, foi inaugurada a primeira loja fora da Espanha, uma enorme unidade na cidade de Lisboa em Portugal. O sucesso da filial portuguesa foi tamanho, que uma segunda unidade foi inaugurada em Vila Nova de Gaia, região da cidade do Porto, no dia 19 de maio de 2006. Além disso, nesse período a rede iniciou o lançamento de várias marcas próprias de roupas. Recentemente, em 2013, a rede Starbucks inaugurou sua primeira unidade dentro de uma loja EL CORTE INGLÉS, na cidade de Madri. Atualmente a rede de lojas de departamento vende também seus produtos (itens de lazer e cultura, de moda, mobiliários e acessórios, eletroeletrônicos, brinquedos, decoração, alimentação e joias) através de seu comércio on-line e catálogo.


Dados corporativos
● Origem: Espanha
● Fundação: 28 de junho de 1940
● Fundador: Ramón Areces Rodríguez
● Sede mundial: Madri, Espanha
● Proprietário da marca: El Corte Inglés S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Don Isidoro Álvarez Álvarez
● Faturamento: €9.2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 100
● Presença global: 2 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 98.000
● Segmento: Lojas de departamento
● Principais produtos: Roupas e acessórios, cosméticos e móveis
● Concorrentes diretos: Não tem
● Ícones: A bandeira verde com o nome da marca ao centro
● Slogan: The Customer Comes First.
● Website: www.elcorteingles.es

A marca no mundo
O EL CORTE INGLÉS, uma das maiores empresas espanholas no segmento de varejo, possui mais de 100 lojas espalhadas por grandes cidades espanholas, além de duas unidades em Portugal, emprega 98 mil funcionários e fatura mais de €9 bilhões anualmente (correspondente a aproximadamente 55% do faturamento total do grupo). Somente na cidade de Madri existem mais de 10 lojas da rede. Algumas lojas funcionam como um grande centro de entretenimento oferecendo também praça de alimentação, cinemas, supermercados e até espaços para realização de palestras e workshops. Diariamente mais de 1.5 milhões de pessoas passam pelas lojas da rede. Além disso, as agências Viajes El Corte Inglés contam com aproximadamente 600 pontos de vendas.

Você sabia?
O grupo EL CORTE INGLÉS opera também modelos diferentes de negócios como o Hipercor (hipermercados), Opencor (loja de conveniência), Supercor (supermercados) e Sfera (rival da Zara).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 27/5/2013

6 comentários:

Anônimo disse...

Amo as Lojas de Departamento El Corte Inglés.
Pedi para minha amiga trazer peças íntimas dessa loja maravilhosa e fiquei muito satisfeita com a compra.
Sugiro que seja estudada a possibilidade de se abrir uma Loja El Corte Inglés em São Paulo.
Atenciosamente,
Luiza Layaun

Anônimo disse...

Tb adoro, toda vez que vou a Espanha e Portugal não deixo de visitá-la.Produtos de marca e o turista ainda tem 10% de desconto.

Tânia Fernandes disse...

alguém sabe se no el corte ingles existem lojas da blanco?

Anônimo disse...

quando eu morava lá sempre ia na loja, é estupenda e encantadora, sem falar da variedade de protutos ( e todos de grande qualidade) e da opiçao de lojas, desde comida, a roupa e acessórios raros e po ahi vai...
atenciosamente
Camila Portugal

Anônimo disse...

A diversidade de produtos nessas lojas é impressionante. A unidade da Plaza Catalunya, Barcelona, é monumental. Tem até tabacaria e um empório, vendendo de charuto cubano até requeijão da Índia. São sete pavimentos com milhões de itens.

Anônimo disse...

Oi, adoro as lojas no el corte ingles dos atigos de casa, roupa de bebes e crianca, roupa de senhora, etc. Estou a precisar de cintas tamanho M e P.