29.5.06

DR PEPPER


Uma mistura secreta de 23 ingredientes, um sabor único e inconfundível e um marketing agressivo fazem da marca DR PEPPER, refrigerante gaseificado mais antigo do mercado americano, um verdadeiro sucesso que arrebata uma verdadeira legião de fiéis e apaixonados consumidores há mais de um século. 

A história 
Tudo começou em 1885 quando Charles Alderton, um jovem farmacêutico educado na Inglaterra, que trabalhava na drogaria Morrison’s Old Corner Drug Store, passava a maior parte do tempo desenvolvendo misturas medicinais para o pequeno povoado de Waco, localizado no estado do Texas. Porém, em seu tempo de folga gostava de servir bebidas gaseificadas aos clientes da farmácia. Amava o odor de frutas no ar que exalava da pequena loja e decidiu criar uma bebida que tivesse cheiro semelhante. Depois de inúmeras experiências, conseguiu encontrar uma mistura de frutas com um cheiro bom e agradável. A nova fórmula continha 23 ingredientes, que são um segredo bem guardado até os dias de hoje. Para testar a nova bebida, primeiramente ofereceu ao dono da loja, o senhor Wade Morrison, que aprovou o paladar do líquido recém-criado. O passo seguinte foi servir a alguns clientes. A bebida batizada de DR PEPPER foi aprovada pelo público e não demorou muito para que muitos comerciantes começassem a requisitar o tal refrigerante.
  

A bebida arrebatou rapidamente o paladar dos consumidores e muitos pedidos chegavam. A alta demanda logo se tornou um grande problema para Alderton e Morrison, pois não havia matéria-prima em abundância para atender a alta demanda de produção. Robert S. Lazenby, um jovem químico, tinha provado a bebida e ficou entusiasmado. Alderton estava mais interessado no trabalho farmacêutico do que no comércio de bebidas e sugeriu que Robert e Morrison trabalhassem no desenvolvimento da nova bebida. Em 1891, os dois com a ajuda de J. B. O’Hara, fundaram a empresa Artesian Mfg & Bottling Company, que mais tarde viria a se transformar na DR PEPPER COMPANY, e começaram a engarrafar a nova bebida. Apesar disso, a própria empresa considera Alderton, Morrison e Lazenby como os três fundadores. Os primeiros anúncios publicitários do refrigerante faziam alegações médicas, afirmando que a bebida “ajudava na digestão e restaurava o vigor e a vitalidade”.
  

Em 1904, na feira World’s Fair Exposition na cidade de St. Louis, aproximadamente 20 milhões de pessoas experimentaram a bebida na verdadeira estreia do produto perante o público. A partir deste momento o refrigerante começou a ser distribuído nacionalmente nos Estados Unidos. De 1910 a 1914 a marca DR PEPPER era identificada pelo slogan “King of Beverages” e “Old Doc”, um típico médico americano com monóculo e chapéu que se tornou personagem símbolo da bebida nas décadas de 1920 e 1930. O famoso slogan “Drink a Bite to Eat 10, 2 and 4 o’clock”, utilizado entre as décadas de 1920 e 1950, tornou o refrigerante ainda mais conhecido entre os consumidores americanos. Esse slogan foi fundamentado na tentativa de transformar a bebida em “alimento” na mente do consumidor, já que o refrigerante possuía açúcar, que é uma fonte de energia diária para qualquer pessoa.
  

No início da década de 1950, através de uma campanha a marca promoveu a ideia de servir a bebida quente com rodelas de limão no inverno. Em meados dessa década, o sinal de ponto na abreviação DR. (doutor) foi retirado por razões estéticas e de legibilidade, incluindo uma total reformulação do logotipo da marca. A primeira extensão da marca ocorreu em 1962 com o lançamento da versão dietética do refrigerante em latas e depois garrafas (1963), que inicialmente não fez muito sucesso perante o público americano. Até essa década as tradicionais latas do refrigerante tinham a cor amarela. E foi somente em 1968, que a DR PEPPER passou a dotar a tradicional cor vinho em suas latas. No ano de 1973 o refrigerante foi lançado no mercado japonês.
   

No início da próxima década, em 1982, a marca lançou o CAFFEINE FREE DIET DR PEPPER, refrigerante sem adição de cafeína, conhecido originalmente como Pepper Free. A versão ficaria somente três anos no mercado, mas seria relançada recentemente. Em 1986, a empresa se fundiu com a 7UP Company e depois de pertencer a Cadbury Schweppes, hoje é de propriedade da Keurig Dr Pepper Inc. (somente nos Estados Unidos). Nos anos seguintes a gama de produtos foi ampliada com o lançamento de refrigerantes com vários sabores e novas versões. Em 2006, DIET DR PEPPER, após postar um ganho de 6.4% no volume de vendas, se tornou o décimo refrigerante mais vendido do mercado americano, de acordo com a revista Beverage Digest.
   

Em 2010, a marca se aliou aos lendários roqueiros do KISS para estrear um comercial veiculado no intervalo do Super Bowl, espaço publicitário mais caro dos Estados Unidos, que apresentava o retorno de Gene Simmons como o “Dr. Love” na evolução da campanha “Confie em mim, eu sou um doutor”. No anúncio Paul Stanley e a formação inteira do KISS se juntam ao doutor para descrever o gosto único do Dr Pepper Cherry - conseguido com um “beijo” de sabor cereja. O filme (assista aqui) foi apenas um elemento da celebração de seus 125 anos que começou dia 25 de janeiro e durou o ano inteiro.
  

Em 2016, a marca lançou nos Estados Unidos a campanha “Pick Your Pepper” (algo como “Escolha sua Pepper”), com milhares de opções de rótulos para suas garrafas. Com essa campanha a DR PEPPER exaltava a individualidade, incentivando os consumidores a escolher um rótulo que mais se identifique e se adapte à sua personalidade, humor ou paixão. Durante a campanha a marca colocou rótulos únicos no mercado, aproveitando a tecnologia de impressão digital. Por meio do site, os consumidores podiam personalizar e explorar a arte do rótulo e compartilhar 4.000 combinações possíveis de GIFs. A campanha marcou a primeira vez que a DR PEPPER mudou seu rótulo comercial para criar uma experiência personalizada aos milhões de consumidores.
  

A linha do tempo 
1962 
Lançamento da versão dietética do refrigerante em lata, inicialmente chamada de DIETETIC DR PEPPER. Em virtude da baixa aceitação dos consumidores, por acharem que era um produto somente para diabéticos, em maio de 1966 o produto passou a chamar SUGAR FREE DR PEPPER. Em 1991 sua fórmula foi reformulada, contendo aspartame, e o produto foi rebatizado com o nome de DIET DR PEPPER. O produto utilizou durante anos o slogan “There’s nothing diet about it”
2002 
Lançamento do DR PEPPER RED FUSION, refrigerante com sabor de frutas (predominantemente de cereja) e uma cor avermelhada. A bebida foi descontinuada em 2004 devido ao baixo índice de aceitação no mercado. 
2004 
Lançamento do CHERRY VANILLA DR PEPPER, refrigerante com sabor a baunilha e cereja. Logo depois foi introduzida a versão diet. 
2006 
Lançamento do DR PEPPER BERRIES & CREAM, refrigerante com sabor de frutos silvestres e creme (nata). O produto não fez sucesso e foi descontinuado no ano seguinte. 
2007 
Lançamento em edição limitada do DIET CHERRY CHOCOLATE DR PEPPER, refrigerante com sabor de cereja e chocolate. A nova versão fez tanto sucesso junto ao público que esteve disponível por um período maior do que o planejado no mercado americano. 
Lançamento do DR PEPPER ZERO no Reino Unido, uma versão sem açúcar e com um sabor mais semelhante ao refrigerante normal do que a versão dietética. 
2008 
Lançamento do CHERRY DR PEPPER, refrigerante com acentuado sabor de cereja. 
Lançamento do HERITAGE DR PEPPER, a fórmula original do tradicional refrigerante adoçado com açúcar ao invés vez de xarope de milho com alto teor de frutose. 
2010 
Lançamento do DR PEPPER MADE WITH REAL SUGAR para comemorar o 125º aniversário da bebida. Era a versão original do produto totalmente adoçada com açúcar (de cana e beterraba). A versão apresentava seis latas colecionáveis decoradas com antigos slogans e imagens da marca da década de 1960. 
2011 
Lançamento do DR PEPPER TEN, um refrigerante diet com apenas 10 calorias. A campanha de lançamento causou polêmica, pois dizia que o refrigerante era para homens, demonstrado pelo slogan “It’s Not for Women” (em português “Não é para mulheres”). 
2014 
Lançamento do DR PEPPER VANILLA FLOAT, uma edição limitada de verão com sabor de sorvete de baunilha. 
2019 
Lançamento do DR PEPPER DARK BERRY, uma edição limitada com sabor de morango escuro, para promover o lançamento do filme Spider-Man: Far From Home. 
2020 
Lançamento do DR PEPPER & CREAM SODA, refrigerante suave e cremoso com sabor de soda com creme. 
2021 
Lançamento do DR PEPPER ZERO SUGAR, que celebra a mistura de seus 23 ingredientes exclusivos em uma linha de refrigerantes sem açúcar. A nova variedade está disponível nos sabores Original, Cherry e Cream & Soda.
   

O museu 
O museu (DR PEPPER MUSEUM), localizado no centro da pacata cidade de Waco no Texas, foi oficialmente aberto ao público no dia 11 de maio de 1991 no primeiro edifício construído especialmente para engarrafar a bebida, o Artesian Manufacturing and Bottling Company Building. A construção deste edifício foi terminada em 1906, e até a década de 1960 o refrigerante era engarrafado ali. O museu possui três andares de exposições que contam a história da marca, incluindo uma loja de recordações. Os tijolos que o constituem são de cores diferentes, em consequência dos danos causados por um enorme tornado que devastou a cidade de Waco. Anualmente o museu recebe mais de 70 mil visitantes, sendo uma importante ferramenta de marketing para a marca.
  


Campanhas que fizeram história 
A mais famosa campanha publicitária da marca, criada pela criativa agência Young & Rubicam, foi introduzida em 1977 e ficou marcada pela famosa frase “Be a Pepper”. Os comerciais televisivos da campanha, que se referiam aos consumidores e fãs da bebida como “Peppers”, continham sempre multidões de pessoas dançando com coreografias ensaiadas e o slogan “Hold Out for the Out of the Ordinary”. Em um desses comerciais, o jingle era cantado por Michael Jackson e seus irmãos. Outros comerciais da campanha, que durou até 1983, introduziram famosos “Peppers” como os atores David Naughton e Ray Bolger, o grupo The Statler Brothers, a cantora Tanya Tucker, a banda Little River Band e até o marinheiro Popeye. O sucesso foi tanto, que na década de 1980, lojas de departamento vendiam grandes variedades de acessórios e roupas esportivas com as frases “I’m a Pepper” ou “Be a Pepper”.
   

A campanha se tornou uma das mais populares entre os americanos em virtude do jingle, interpretado por Barry Manilow (autor também do jingle “You Deserve a Break Today” do McDonald’s): 

I’m a Pepper, he’s a Pepper, 
She’s a Pepper, we’re a Pepper, 
Wouldn’t you like to be a Pepper, too? 
Be a Pepper Drink Dr Pepper.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca DR PEPPER passou por inúmeras modificações ao longo de sua história. A primeira significativa alteração ocorreu em 1954 quando o ponto foi retirado da abreviação Dr. Nos anos seguintes a identidade visual da marca passou por inúmeras alterações. Em 1971, a marca adotou um logotipo oval em vermelho, que se tornou extremamente popular entre os americanos. Já em 2005 a marca apresentou um logotipo com ares mais modernos, em formato oval e tipografia de letra mais arredondada. Esse logotipo foi modernizado em 2015 e apresentou um visual mais simplificado.
  

Os slogans 
The One Fans Deserve. (2021) 
The One You Crave. (2017)
Always One of a Kind. (2012) 
Can you handle the taste? (2011) 
Let’s have a real good time. (2011) 
There’s nothing like a Dr Pepper. (2010) 
Trust me - I’m a Doctor. (2009) 
Drink It Slow, Dr’s Orders. (2008) 
I Want It All. (2007) 
Dr Pepper, makes the world go round. (2006) 
Dr Pepper, nothing better. (2006) 
There’s more to it. (2006) 
One Taste & You Get It. (2005) 
Dr Pepper, to try it is to love it. (2003) 
Be You. (2002) 
Dr Pepper, It Makes the World Taste Better. (2000) 
Now’s the Time. This is the Place. Dr Pepper Is The Taste. (1997) 
You’re a part of me. I’m a part of you. (1994) 
Just What The Doctor Ordered. (1987) 
Out Of The Ordinary. Like You. (1984) 
Dr Pepper Has Made a Pepper Out of me. (1983)
Be a Pepper. (1977) 
The Most Original Soft Drink Ever. (1974) 
The Most Misunderstood Soft Drink. (1960) 
The Friendly Pepper Upper. (1955) 
Dr. Pepper has 23 flavors. (1945) 
When You Drink a Dr. Pepper You Drink a Bite to Eat. (1939) 
Drink a Bite to Eat at 10, 2, and 4 o’clock. (1926) 
Good For Life. (1923) 
King of Beverages. (1889)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1 de dezembro de 1885 
● Criador: Charles Alderton 
● Sede mundial: Frisco, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Keurig Dr Pepper Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Robert Gamgort 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 30 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes de vários sabores 
● Concorrentes diretos: Coca-Cola, Pepsi-Cola, RC Cola, Mountain Dew, Fanta e Sprite 
● Ícones: A cor caramelo do refrigerante 
● Slogan: The One Fans Deserve. 
● Website: www.drpepper.com 

A marca no mundo 
Os refrigerantes da DR PEPPER estão disponíveis em doze diferentes versões, sendo uma das marcas mais consumidas (quinta em participação de mercado) e tradicionais do mercado americano. Os refrigerantes são vendidos nos Estados Unidos (onde a marca é de propriedade da Keurig Dr Pepper Inc.), Europa e Coréia do Sul (mercados onde os direitos de distribuição da marca são da The Coca-Cola Company), Canadá, Austrália e Nova Zelândia (mercados onde os direitos de distribuição da marca são da PepsiCo), além de América do Sul, Japão e África do Sul. A marca, cujo faturamento anual é estimado em US$ 2 bilhões, tem forte presença nos Estados Unidos, México e Canadá. 

Você sabia? 
Existem muitas teorias sobre as origens do nome do refrigerante. Segundo muitos, foi uma homenagem ao Dr. Charles T. Pepper, um médico do estado da Virginia e cuja jovem filha era um grande amor de Wade Morrisson, proprietário da farmácia onde o produto foi criado. Outra hipótese: naquela época era comum a prática de incluir Dr. nos nomes dos produtos para dar a impressão de que eram saudáveis. 
A DR PEPPER licencia sua marca para outras categorias de produtos que utilizam o sabor do tradicional refrigerante, como por exemplo, uma linha de jujubas fabricadas pela Jelly Belly (conheça essa outra história aqui); a edição limitada do chiclete Hubba Bubba; o Dr Pepper Slurpee, bebida popular da rede de lojas de conveniência 7-Eleven (saiba mais aqui); e até protetores labiais produzidos pela Bonne Bell. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/11/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou "apaixonada"por este refrigerante. Sou brasileira, vivo no Rio Grande do Sul, como posso fazer para adquirir esta bebida, para meu próprio consumo?
Tenho saudades do sabor inesquecível de Dr. Pepper. Um abraço, Vera

Anônimo disse...

O blog de tirinhas dr. Pepper usa a logomarca pq?