29.5.06

DINERS CLUB


Seus cartões de créditos estão, quase sempre, dentro das carteiras mais abonadas do mundo, sendo aceito nos ambientes comerciais mais requintados do planeta, que vão desde os melhores restaurantes às lojas sofisticadas e salões de beleza. O DINERS CLUB INTERNATIONAL oferece aos seus clientes uma fina combinação entre cartão de crédito e clube de vantagens. Acostumada ao tratamento diferenciado, a base de clientes do cartão conta com uma série de serviços exclusivos que mais parecem mimos. 

A história 
A história do cartão DINERS CLUB começou em 1949 quando o advogado Frank McNamara (foto abaixo) marcou um almoço de negócios com outros executivos no restaurante Major’s Cabin Grill na cidade de Nova York. Quando o garçom trouxe a conta, Frank percebeu que tinha esquecido sua carteira no quarto do hotel. O proprietário do restaurante, depois de alguma discussão, permitiu que ele pagasse a conta em outro dia, mediante a sua assinatura na nota de despesas. Depois desse episódio embaraçoso, o senhor McNamara teve uma ideia que iria revolucionar a forma de pagamento no mundo: o cartão de crédito. No dia 8 de fevereiro de 1950, Frank e seu sócio Ralph Schneider voltaram ao mesmo restaurante e na hora de pagar a conta, ele tirou de sua carteira um pequeno cartão, contendo o nome do dono, e feito de papel cartão, que se chamava THE DINERS’ CLUB CARD. Para administrar o cartão de crédito, Frank McNamara e mais três sócios, o advogado Ralph Schneider, Matty Simmons e Alfred Bloomingdale (herdeiro de uma famosa loja de departamento), criou no dia 8 de fevereiro a empresa DINERS CLUB, com capital inicial de US$ 1.5 milhões. Inicialmente, o cartão de crédito, emitido pela primeira vez no dia 28 de fevereiro e aceito em 27 restaurantes da cidade (daí a origem do nome, algo como “clube do jantar”), era usado apenas por pessoas importantes na época (aproximadamente 200 amigos do próprio Frank). O DINERS CLUB CARD cobrava dos estabelecimentos conveniados um percentual de 7% sobre o valor gasto, a título de taxa de serviço, e, dos usuários do seu cartão, aos quais concedia 60 dias para o pagamento integral das faturas, uma taxa administrativa anual de US$ 3.


Em apenas um ano o cartão alcançou a marca de 20 mil associados, expandindo seus serviços para as cidades de Miami, Boston, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Em 1952 o cartão já era aceito em 400 restaurantes, 30 hotéis, 20 agências de locação de veículos e 5 floriculturas. Em 1953 o DINERS CLUB foi o primeiro cartão de crédito a se tornar internacional sendo aceito no Canadá, França e Cuba. Não demorou muito para o DINERS CLUB se tornar um ícone da cultura consumista americana. O marketing bem gerido tomou conta do projeto, quando Danny Kaye, famoso ator de Hollywood, começou a estrelar campanhas publicitárias dos cartões. As lojas de bebidas e agências de locação de limusines passaram a aceitar o cartão em 1954. No ano seguinte se tornou o primeiro cartão de crédito a ser aceito por uma companhia aérea (Western Airlines), além de atingir a marca de 200 mil associados. Este período também marcou o início da forte expansão internacional do serviço que começou a ser aceito no Brasil, Austrália, Bélgica, Holanda, Alemanha e em mais 14 países.


No final da década de 1950, a empresa resolveu focar suas atividades na indústria do turismo, não demorando muito para o cartão ser aceito em agências de turismo para o pagamento de reservas de hotéis, locações de automóveis e compras de passagens em companhias aéreas e cruzeiros marítimos. Em 1958 passou a oferecer o seguro viagem (travel insurance) a todos os seus associados. Foi nesse mesmo ano que a marca lançou sua primeira grande campanha publicitária ao patrocinar a tradicional equipe de futebol americano do New York Giants. Além disso, a marca adotou o slogan “For the person who knows how to spend the money”. A introdução da Womens Division, concedendo as esposas dos associados seu próprio cartão de crédito para ser utilizado em butiques, salão de beleza e clínicas de estéticas na cidade de Nova York, no ano de 1959, foi considerado um marco inovador no segmento. Nesta época, o número de associados superou a marca de um milhão. No ano seguinte mais 10 países, entre eles Malásia, Bolívia e Jordânia, passaram a aceitar o cartão DINERS CLUB.


Em 1967, 130 países já aceitavam os cartões de crédito DINERS CLUB, que chegou à marca de 1.8 milhões de associados no ano seguinte. O cartão foi o primeiro a ser aceito na Rússia em 1969 e posteriormente na China (em 1980). O poder da marca DINERS CLUB pode ser medido em uma pesquisa realizada em 1974: de cada seis turistas com cartão de crédito que ingressavam nos Estados Unidos, cinco possuíam DINERS CLUB. O Citicorp, atual Citigroup, comprou a marca em 1981 e lançou a bandeira DINERS CLUB INTERNATIONAL. Nas décadas seguintes, com o suporte financeiro e estrutura do então maior grupo financeiro do mundo, os cartões de crédito DINERS CLUB cresceram em um ritmo acelerado espalhando-se por muitos países do mundo.


Em julho de 2008, a Discover Financial Services, adquiriu a divisão internacional da rede de cartões DINERS CLUB do Citibank por US$ 168 milhões, se tornando assim uma das maiores administradoras do segmento. A empresa adquiriu somente a rede de cartões DINER CLUB, e não a licença para emiti-los. Com isso, o DINERS CLUB passou a ser aceito em mais estabelecimentos e países. No ano seguinte, a divisão americana do DINERS CLUB foi vendida para o BMO Financial Group. A venda concedeu ao Bank of Montreal (BMO) a possibilidade de assumir a unidade de cartões corporativos nos Estados Unidos e no Canadá, além do programa Club Rewards. Mais recentemente a marca lançou um novo produto: ProtectBuy, que proporciona maior segurança, com uma senha adicional para usar em compras online. É mais um item de segurança e prevenção de fraudes, permitindo assim que todas as partes (comprador e recebedor) se preocupem menos no ato de compras na internet.


A linha do tempo 
1961 
O cartão de crédito DINERS CLUB passou a ser feito de plástico pela primeira vez na história. 
1975 
Lançamento do primeiro cartão de crédito corporativo do mundo. 
1984 
Criação de forma pioneira do CLUB REWARDS, um plano de fidelidade (espécie de programa de recompensa) com inúmeras vantagens para os utilizadores mais frequentes. 
1987 
Todos os associados podiam fazer saques em dinheiro direto nas máquinas automáticas (conhecidas como ATM) através do CLUB CASH
1996 
A marca ingressou de vez na era eletrônica ao lançar sua página na internet, oferecendo mais uma comodidade aos associados. Atualmente os serviços oferecidos são consulta e resgate de pontos, alteração da data de vencimento, verificação do limite disponível, parcelamento da fatura, bloqueio do cartão em caso de perda ou roubo do mesmo, solicitar um cartão adicional online, e ainda solicitar linhas de crédito. 
2000 
A empresa revive a marca, de cartões de crédito de viagens e entretenimento, Carte Blanche, criado pelo hotel Hilton década atrás, com o lançamento do DINERS CLUB CARTE BLANCHE
Lançamento do cartão de crédito super Premium e extremamente exclusivo DINERS CLUB BLACK
2004 
Acordo firmado com a Mastercard, permitiu que os cartões de crédito DINERS CLUB passassem a ser aceitos nos estabelecimentos afiliados da Mastercard nos Estados Unidos e Canadá. 
2009 
Lançamento no Brasil do DINERS CLUB EXCLUSIVE, um cartão de crédito Premium e diferenciado. Além dos inúmeros benefícios, este cartão traz uma grande inovação: é na vertical. Em alguns outros países o cartão é conhecido como DINERS CLUB PRIVÉ.


Os serviços 
Os cartões de crédito DINERS CLUB oferecem, na maioria dos países, serviços exclusivos para seus associados: 
CLUB ASSISTENCE: possibilita viajar pelo Brasil, e também para outros países, levando o conforto do mais completo conjunto de serviços e benefícios, como seguro bagagem, seguro viagem e assistências em viagens. 
CULTURAL SERVICE: serviço exclusivo de compra e entrega de ingressos de espetáculos no endereço que o associado solicitar. Além disso, conta com uma assessoria cultural diferenciada, que indica as melhores atrações do circuito de entretenimento no Brasil e no exterior. 
VAN SERVICE: serviço de transporte para aeroportos, exclusivo e gratuito para os clientes do cartão, com direito a cônjuge e filho de até 16 anos ou um convidado. 
SALAS VIP: serviço que disponibiliza mais de 550 confortáveis salas VIP em aeroportos ao redor do mundo, onde o cliente do cartão poderá aguardar seu voo com toda tranquilidade, comodidade e utilizar os diversos serviços disponíveis.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente chamado THE DINERS’ CLUB, o logotipo passou a contar com um símbolo, a palavra International e adotou detalhes azuis na década de 1980. Mais recentemente a marca apresentou um novo logotipo, que adotou um tom de azul mais-claro, uma nova tipografia de letra e um novo design para o símbolo.


O design do primeiro cartão da marca era bastante diferente dos atuais. A começar pelo nome THE DINERS’ CLUB.


Com o passar dos anos o design dos cartões (básico) foi evoluindo e aos poucos adotando a cor cinza.
 

Os slogans 
You Belong. (2014) 
Belong. (2009) 
Get In Diners. 
The world is open for you. The Card is key. 
Take advantage. 
The Right Answer in Any Language. (1993) 
For the person who knows how to spend the money. (1958) 
Com Diners é possível. (Brasil) 
Mais do que viver. Experimentar. (Brasil) 
Viver bem não tem limites. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 8 de fevereiro de 1950 
● Fundador: Frank McNamara, Ralph Schneider, Matty Simmons e Alfred Bloomingdale 
● Sede mundial: Riverwoods, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Diners Club International Ltd. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Discover Financial Services, Inc.) 
● CEO: Eduardo Tobon 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Associados: 12 milhões 
● Presença global: 185 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.100 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Cartões de crédito 
● Concorrentes diretos: Visa, Mastercard e American Express 
● Ícones: O pioneirismo no segmento de cartões de crédito 
● Slogan: You Belong. 
● Website: www.dinersclub.com.br 

A marca no mundo 
O cartão de crédito DINERS CLUB, que pertence atualmente ao Discover Financial Services, é aceito em mais de 185 países ao redor do mundo através de 24 milhões de estabelecimentos, possuindo ainda uma rede de 1 milhão de máquinas automáticas (as chamadas ATM), e contando com mais de 12 milhões de associados. Nos Estados Unidos é o primeiro no ranking dos cartões com maior média de gastos per capita, aproximadamente de US$ 6.294 por cartão anualmente. 

Você sabia? 
O cartão chegou ao Brasil quando o empresário checo Hanus Tauber adquiriu a franquia do DINERS CLUB nos Estados Unidos, e ofereceu sociedade ao empresário Horácio Klabin. O lançamento ocorreu em 1954, inicialmente como um cartão de compra, não de crédito. O primeiro cartão DINERS CLUB no Brasil foi emitido para o próprio Hanus Tauber. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/4/2016

2 comentários:

Eli disse...

Olá,

Muito bom seu blog. Estive procurando informações sobre Diners Club para escrever um artigo e sua matéria é excelente, nem na Wikipédia está tão completo. Fora as outras marcas, muito bom seu trabalho, está nos meus favoritos, pois constantemente também escrevo sobre empresas, para outro segmento, mas seus artigos, artigo não, suas matérias, vão ajudar bastante.

Continue o bom trabalho e até a próxima!

Unknown disse...

Muito legal a matéria, bem completa. Só pra acrescentar o nome Diners remete à lanchonetes ou restaurantes e não à jantar, pois jantar se escreve com dois 'n's. ;)