29.5.06

CHUPA CHUPS


Eles foram consumidos, ou melhor, divertidamente saboreados, pela seleção francesa campeã do mundo em 1998; pela cantora Madonna, fã incondicional da guloseima; pela super modelo Kate Moss; pelo estilista Giorgio Armani, que faz questão de levá-los aos seus desfiles; e até mesmo pelos astronautas russos da estação espacial MIR. Os pirulitos CHUPA CHUPS, além de estarem dentro das bocas mais famosas do mundo, divertem e adoçam a vida de milhões de crianças pelo mundo afora com uma infinidade de sabores e formatos. 

A história 
As crianças espanholas conheceram o pirulito (“lollipop” em inglês) pelas mãos de Enric Bernat Fontlladosa, um catalão filho de confeiteiros, cujo avô, Josep Bernat, se tornou no primeiro “baleiro” a fabricar caramelos na Espanha em meados do século XIX. Tudo começou em 1957 quando Enric se tornou sócio de uma pequena e decadente empresa produtora de doces em compotas e geleias a base de maçã, chamada Granja Asturias, localizada em Villamayor na região das Astúrias, ao norte da Espanha, após convencer seus proprietários a se concentrarem na fabricação de em um só produto. Depois de meses de pesquisas e desenvolvimento, o primeiro pirulito, em palito de madeira, era lançado no mercado espanhol em 1958 ao preço de uma peseta. Seu invento era simples, colocar doces em palitos para as crianças não sujarem as mãos. Sobre sua brilhante ideia de colocar o caramelo redondo em um palito, Enric comentava: “Eu observei as balas e fiquei surpreso ao constatar que não havia nenhuma feita para crianças, seus principais consumidores. Elas não se encaixavam bem nas bocas das crianças, sujavam suas mãos e criavam problemas para as mães. Por isso, tive a ideia de colocá-las em um palito”.
   

Para assegurar rentabilidade ao produto, que na época era embalado a mão, ele adquiriu todas as patentes que pudessem competir com seu invento por 15 anos. As bolinhas doces e açucaradas, sustentadas por um palito, e que cabiam perfeitamente na boca da criançada, eram vendidas nos sabores morango laranja, limão, cola e menta. Inicialmente os pirulitos foram comercializados com a marca GOL®, devido ao formato redondo semelhante a uma bola de futebol. Mas o nome durou poucos meses. Isto porque, Enric não estava totalmente convencido que este seria o nome ideal e contratou uma agência de publicidade para criar um nome mais apelativo. Várias ideias surgiram: Pals, Rols e Chups. Ele gostou de CHUPS®, que passou a ser a nova marca dos pirulitos. Rapidamente transformaram-se em um enorme sucesso de vendas e, em dois anos, a marca da nova guloseima estava consagrada.
    

Porém, em 1961, um jingle para promover o produto (“Chupa um dolce caramelo, chupa chupa chupa um Chups, que és redondo y dura mucho, chupa chupa chupa um Chups”) acabou se tornando tão famoso que o nome da marca foi mudado para CHUPA CHUPS. Pouco depois, a empresa adotou o mesmo nome, devido ao enorme sucesso do produto. Nesta época os pirulitos eram vendidos em mais de 300 mil pontos de vendas espalhados por toda a Espanha e ganharam enorme reconhecimento através de seus displays coloridos e com formatos criativos, localizados sempre próximos às caixas registradoras, que permitiam uma exposição muito mais atraente do produto nos estabelecimentos. Em 1965, a marca ampliou suas opções de sabores com o lançamento dos pirulitos de Morango com Creme e Chocolate com Baunilha. Para tal, a empresa teve que desenvolver uma nova tecnologia que permitisse acrescentar leite durante o processo de fabricação dos pirulitos.
   

Ainda na década de 1960, foi montada uma enorme rede de distribuição composta por 600 automóveis, modelo Seat (conheça a história dessa marca aqui), pintados nas cores e com o logotipo da marca, facilmente reconhecido por seus consumidores. Em 1967, uma nova fábrica foi construída em Sant Esteve de Sesrovires, nos arredores de Barcelona, com a finalidade maior de produzir os tradicionais pirulitos para exportação. Dois anos mais tarde, o palito de madeira foi substituído por plástico, considerado mais higiênico e seguro. A expansão internacional começou pouco depois com a construção da fábrica de Sociéte Bernat et Cie., em Bayona na França. Não demorou muito para os coloridos pirulitos serem vistos em abundâncias em países asiáticos como Malásia e Cingapura. E, em 1977, os pirulitos da marca foram lançados no mercado japonês, que se tornaria um dos mais importantes para a CHUPA CHUPS.
   

Na década de 1980 o produto invadiu fortemente o mercado europeu e americano, e praticamente se tornou uma “epidemia”. Foi nesta época que a marca começou a investir nas celebridades, como a cantora Madonna, Michael Jackson e o técnico holandês Johan Cruyff para promover seus famosos pirulitos. Outro fator de sucesso da marca foi uma campanha contra o cigarro, que tinha como slogan “Smoke Chupa Chups” (“Fume Chupa Chups”), atraindo um grande número de consumidores adultos e fumantes, que chupavam o pirulito para substituir o terrível vício. Além disso, em alguns países várias máquinas automáticas foram espalhadas em bares, restaurantes e aeroportos. Tudo para incentivar a substituição do cigarro pelo pirulito. Em 1988, a marca lançou uma grande novidade: a versão do pirulito sem açúcar.
   

Na década de 1990, CHUPA CHUPS já estava presente em mais de 150 países ao redor do mundo. E foi justamente neste momento que a marca começou a diversificar sua linha de produtos, como por exemplo, em 1994 quando lançou novos sabores e introduziu as balinhas de menta Smint®. E pouco depois, em 1995, a marca ganharia enorme exposição mundial quando seus pirulitos chegaram para adoçar a vida dos astronautas russos na estação espacial MIR. Em 2003, a marca ampliou novamente sua linha de produtos com a introdução do CHUPA CHUPS CREMOSA, um pirulito com recheio cremoso de frutas.
   

Em julho de 2006, a marca CHUPA CHUPS foi adquirida pela empresa ítalo-holandesa Perfetti Van Melle (saiba mais desta história aqui), terceira maior produtora mundial no setor de confeitos. E para comemorar, bateu o recorde de produção diária de pirulitos: 3.015.585 unidades. Em 2008, para celebrar os 50 anos de seu lançamento, a marca estreou uma campanha publicitária, denominada “Live a Life Less Serious”, que pouco depois, em 2010, foi acompanhada pela sua primeira mascote global, um boneco bizarro chamado Chuck.
   

Pouco depois, a linha de produtos da marca foi expandida com o lançamento de novos itens, como por exemplo, CHUPA CHUPS FRUITELLA, um pirulito com sabor da famosa bala de morango, introduzido em 2009; GOMIS, uma linha de balas de goma, lançada em 2010. Além disso, a Perfetti Van Melle resolveu associar CHUPA CHUPS com uma de suas marcas de chicletes: surgiu assim as gomas de mascar CHUPA CHUPS BIGBABOL.
   

Em 2011, os pirulitos da marca voltaram a serem comercializados no Brasil, após cinco anos de ausência no mercado. E as novidades não pararam por aí. Novos produtos surgiram: CHUPA CHUPS SURPRISE, uma linha direcionada ao público infantil com personagens licenciados, como por exemplo, Bob Esponja e Smurfs, que além do tradicional pirulito trazia uma agradável surpresa (pequenos brinquedos); CHUPA CHUPS UNIVERSE, uma linha de pirulitos de frutas com pequenas bolinhas (pedacinhos), que adicionavam uma quantidade extra de sabor a deliciosa guloseima; e a linha CHUPA CHUPS CRAZY DIPS (2014), pirulitos em formato de pé com um pó especial, onde ao ser mergulhado e levado à boca, tem-se a sensação de que mini “explosões” acontecem.
   

A partir de 2015, a marca foi ampliada para novas categorias de produtos com o lançamento no mercado italiano do CHUPA CHUPS CHOCO, pequenos confeitos de chocolate ou amendoim cobertos de chocolate; em 2016, com uma linha de sorvetes na Espanha; e no ano seguinte, na Coréia do Sul e em parceria com a rede de lojas de conveniência 7-Eleven (conheça essa outra história aqui), a versão refrigerante dos pirulitos nos sabores morango e creme, laranja e uva.
   

Além disso, em 2017 a marca lançou o CHUPA CHUPS BUBBLE GUM, uma linha de pirulitos com recheio de chiclete. A marca também foi ampliada para a categoria de balas com o lançamento do CHUPA CHUPS SOUR BITES, deliciosas balas de gomas nos sabores de frutas doces e azedas.
     

Os divertidos e deliciosos sabores 
Os pirulitos CHUPA CHUPS podem, dependendo do país e mercado, serem encontrados em mais de 100 sabores, incluindo, além dos tradicionais de frutas (que incluem uva, morango, cereja, raspberry, banana, melancia, laranja, manga, abacaxi, limão e maçã verde), alguns exóticos como pimenta (criado especialmente para o mercado mexicano), lichia, café, sorvete de chocolate e morango com creme, chá verde, chá com limão, morango com chocolate, caramelo, cola e cacau com baunilha. E muitos deles vêm com brinquedinhos divertidos para as crianças. Os famosos pirulitos também estão disponíveis em várias outras versões: sem açúcar, recheado com chiclete, em tamanho mini, com leite e com recheio cremoso.
  

Uma marca Cult 
Além dos pirulitos que conquistaram uma imagem descolada, irreverente e descontraída junto aos consumidores, tanto que deixou de ser associado exclusivamente à infância, a marca CHUPA CHUPS se transformou em um símbolo cult. E aproveitando essa força, a partir de 2000, foi criada uma divisão para licenciar a marca CHUPA CHUPS para outros segmentos de produtos. Isto porque, a marca reunia três requisitos importantes para ser licenciada: alta notoriedade, personalidade forte, além de ser uma “love brand”, ou seja, conecta-se com o público em nível emocional. Surgiram então roupas, calçados, acessórios, óculos, perfumes, produtos de higiene, itens de decoração, cosméticos, brinquedos e até refrigerantes com a divertida marca espanhola. Em 2014 a marca chegou até a inaugurar um comércio eletrônico, inicialmente para o mercado italiano, para vender boa parte destes itens. Além disso, a marca fechou uma parceria com a varejista sueca de moda H&M (conheça essa história aqui) para a venda de uma coleção de roupas e acessórios para crianças e adolescentes. Essa divisão de licenciamento rende mais de €50 milhões por ano para a marca.
  

O divertido marketing 
A marca CHUPA CHUPS agradece ao marketing, muitas vezes espontâneo, de várias celebridades em relação ao seu produto. Madonna e Michael Jackson, grandes astros do esporte como Rivaldo, os meninos do grupo East 17, Harrison Ford, os modelos Joel West e Marcus Schenkenberg, o estilista Giorgio Armani, o técnico holandês Johan Cruyff (cuja imagem no banco de reservas do Barcelona comendo um CHUPA CHUPS tornou-se icônica depois que o treinador sofreu um problema de saúde e foi forçado a parar de fumar) e até o roqueiro Perry Farrell. Todos contribuíram para tornar CHUPA CHUPS uma marca cult.
   

As garotas do Spice Girls foram contratadas pela marca como porta-vozes. O sucesso foi tanto que acabaram ganhando uma linha de produtos composta pelo Fantasy Ball (pirulito sabor pêssego com chiclete dentro), o Pen Pop (porta-pirulito com caneta), o Pop Talker (porta-pirulito em forma de microfone) e o Crazy Dips (pirulito com formato de pé). E não só com celebridades a marca pretendeu atingir o novo público. Há poucos anos atrás, iniciou um projeto ousado de conquistar adultos com uma guloseima caracteristicamente infantil. E a marca vem colhendo resultados surpreendentes. Na Europa, por exemplo, os consumidores acima de 20 anos já respondem por 50% das vendas. Uma campanha capaz de despertar nos adultos o lado, digamos “sexual” do produto, fez muito sucesso, mas criou também muita polêmica, nos Estados Unidos e na Europa. Um anúncio exibia uma loura deslumbrante, degustando sensualmente o pirulito. Título da propaganda: “Prazer. Oral” (assista ao comercial aqui). Na Alemanha, outra campanha intitulada “Me Lambe”, mostrava que o pirulito tinha um apelo sexual.
   

Porém, uma das campanhas mais criativas e conceituais para marca foi criada em meados dos anos de 2000 pela agência sul-africana Lowe Bull, baseando-se no conceito de que os pirulitos eram essenciais para crianças. Com o slogan “It’s the end of the world without it” (algo como “É o fim do mundo sem ele”), os anúncios mostravam dramas adultos ganhando moldes infantis diante da falta do famoso pirulito CHUPA CHUPS.
   



A evolução visual 
O logotipo original da marca, que se chamava apenas CHUPS (palavra derivada do verbo espanhol “chupar”), era vermelho e apresentava uma tipografia de letra despojada. Em 1961, a marca passou a se chamar CHUPA CHUPS e apresentou uma nova identidade visual (com nova tipografia de letra e um fundo amarelo), que dois anos depois passou por uma modernização e simplificação.
   

Com a intenção de expandir o produto para outros mercados a empresa sentiu necessidade de uma identidade universal mais impactante. E isso era trabalho para um artista. E o artista foi ninguém menos que o surrealista Salvador Dalí. Tudo começou em 1969 quando Enric viajou para Figueras, cidade a 150 quilômetros de Barcelona, para visitar o gênio do surrealismo. Durante a refeição e em menos de uma hora, Dalí desenhou o que seria o logotipo da marca CHUPA CHUPS em um pedaço de guardanapo. Fez considerações a respeito da disposição do logotipo na embalagem do produto, sugerindo sua aplicação no topo da embalagem como uma coroa, facilitando assim sua visibilidade e dando maior força de exposição à marca. Surgia assim o famoso logotipo na forma de uma flor com oito pétalas arredondadas da marca CHUPA CHUPS, seguido do slogan, em catalão, “És rodó i dura molt, Chupa Chups”. Ou seja, “É redondo e dura muito, Chupa Chups”. Forte, alegre e único, o logotipo provou que era universalmente popular e se tornou um ícone definitivo para uma marca mundialmente famosa.
   

Nos anos seguintes, o logotipo foi sendo apenas modernizado, sempre mantendo sua forma original. A última remodelação ocorreu em 1988.
  

Outro forte símbolo de reconhecimento visual da marca espanhola são seus displays para exposição dos pirulitos nos pontos de vendas. Esses displays evoluíram em termos de design ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.
   

Os slogans 
Forever Fun. (2016) 
Life Less Serious. (2008) 
Moving your world. (2008) 
The pleasure of sucking. (2006) 
Smoke Chupa Chups. (anos de 1980) 
És redondo y dura mucho, Chupa Chups. (1969) 
Chupa un Chups. (1958)
   

Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Lançamento: 1958 
● Criador: Enric Bernat 
● Sede mundial: Barcelona, Espanha 
● Proprietário da marca: Chupa Chups S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Perfetti Van Melle S.P.A.) 
● CEO: Sameer Suneja 
● Faturamento: US$ 900 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Pirulitos, chicletes e balas 
● Concorrentes diretos: Jolly Rancher, Bazooka, Dum Dums, Tootsie Roll Pop, Mister Pop’s e Fini 
● Ícones: O logotipo “margarida” 
● Mascote: Chuck 
● Slogan: Forever Fun. 
● Website: www.chupachups.com 

A marca no mundo 
Os produtos da marca são comercializados em mais de 150 países ao redor do mundo, sendo que aproximadamente 90% das vendas se dão fora da Espanha. Hoje, a marca vende aproximadamente cinco bilhões de pirulitos por ano, que são produzidos em 14 fábricas espalhadas pelo mundo. Desde seu lançamento no mercado CHUPA CHUPS, que possui 34% de participação no mercado mundial desta categoria, já vendeu mais de 100 bilhões de pirulitos. Estima-se que um a cada três pirulitos consumidos no mundo seja CHUPA CHUPS. 

Você sabia? 
Os pirulitos da linha original são feitos com ingredientes naturais à base de suco de frutas, sem corantes artificiais e com sabor prolongado. 
Em 1994, a marca fabricou à mão uma encomenda especial para o jogador de futebol do Barcelona, Hristo Stoichkov: um pirulito de 735 gramas que demorou mais de 8 horas para ser fabricado. E isso não foi tudo. Fez tanto sucesso que a marca decidiu começar a produzir o enorme pirulito como um novo produto, mas de plástico (como um brinquedo). 
Em 2000, durante uma expedição científica à Antártida descobriu-se uma nova espécie de esponja do mar e decidiram nomeá-la como CHUPA CHUPS. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/8/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

7 comentários:

Anônimo disse...

Sou comerciante e gostaria de saber qual a empresa no brasil que distribui os prulitos chupa chups, se vcs poderiam me informar.
Ja comercializava esses pirulitos mas nao encontrei mais.
desde ja agradeço a colaboracao!

Anônimo disse...

Outro detalhe, anteriormente a marca estava impresa na lateral da embalagem, além da logomarca Salvador Dali deu a idéia de aplicar sua nova logomarca na parte superior do produto para melhor vizualização. E neste ano Chupa Chups vai completar 50 anos.

Anônimo disse...

gostaria de saber se nao tem mais a venda do pirulito pq sempre pergunto nas lojas e quase ninguem nunca ouviu falar, este pirulito é primeiro e unico mais gostoso que ja experimentei. tem que voltar a venda
atenciosamente

Anônimo disse...

gostaria de saber se nao tem mais a venda do pirulito pq sempre pergunto nas lojas e quase ninguem nunca ouviu falar, este pirulito é primeiro e unico mais gostoso que ja experimentei. tem que voltar a venda
atenciosamente
Rosely

Anônimo disse...

Olá. Gostaria muito, muito, muito que voltassem a fabricar o pirulito do Power Ranger. Era o melhor pirulito que tinha. Vcs sabem dizer se algum dia pretendem voltar esse pirulito no mercado?
Desde já agradeço
Aline

Unknown disse...

Gostaria de saber muita onde que eu encontro esse pirulito o chup-chup o meu filho ele tem uma deficiência de g6pd e tem que comer tudo sem corante e esse pirulito é o melhor que tem é indicado para criança que tem g6pd aonde que eu posso encontrar esses pirulito para o meu filho e o fornecedor vou agradecer muito desde já agradeço Daniele

Anônimo disse...

Gostaria de saber em qual ano foi lançado o pirulito chapa chups sem açúcar? Não li sobre isso