22.5.06

BULGARI

Ela é famosa por suas criações exuberantes. Os relógios são enormes, as jóias refulgem com suas pedras raras e coloridas e os perfumes encantam. Cobriu de jóias celebridades e realeza por décadas como Sophia Loren, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Susan Sarandon, Nicole Kidman e Claudia Schiffer. Uma marca secular que fez história com o melhor estilo do design italiano. Em Roma, Paris, Londres, Nova York ou Los Angeles, B V L G A R I (escrita em romano antigo, em que a letra “u” dá lugar ao “v) é a palavra que designa excelência, design moderno, prestigio e o mais puro luxo. E a marca italiana é a expressão mais sofisticada para o estilo e a beleza.
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A história
A saga começou em meados do século 19, quando Sotirio Voulgaris, um artesão descendente de uma família grega que trabalhava fazendo escultura em peças e objetos de prata e ferro no pequeno vilarejo de Paramythia na região de Epirus, imigrou, juntamente com um amigo, para a Itália, onde em 1884 abriu sua primeira loja na Via Sistina em Roma, para comercializar pulseiras, cinturões e pequenas jóias. Regressou à Grécia para se casar. De volta à Itália viu seus negócios prosperarem e tornou-se um famoso ourives, em cuja loja era possível comprar presentes elegantes e talheres cinzelados. Seus primeiros clientes famosos foram a filha de Benito Mussolini e seu marido, o Conde Ciano. Em 1894 seu sobrenome, agora Bulgari, aparecia pela primeira vez na fachada da loja. Entre 1895 e 1895 outras lojas foram inauguradas em cidades como Sanremo, Nápoles, Bellagio e Sorrento.
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Com a ajuda de seus filhos, Constantino e Giorgio, em 1905 foi aberta outra loja na Via Condotti, que até os dias de hoje permanece como a principal loja da marca no mundo. Durante as primeiras décadas do século 20, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse por pedras preciosas e jóias. Foi nesta época que a B V L G A R I entrou de vez na esfera das grandes grifes internacionais e no mercado de luxo com a apresentação de um par de brincos criado por Constantino Bulgari em estilo Art Deco, feitos com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas, na exposição Internacional de Artes e Joalheria em Paris no ano de 1925. Neste momento a clientela da marca começava a se tornar internacional. Nesta década a loja localizada na Via Condotti já exibia vitrines com display que davam mais ênfase às jóias.
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Em 1932, com a morte do fundador da empresa, seus dois filhos assumiram definitivamente os negócios, e a partir de então, as jóias guiariam os rumos da B V L G A R I pelas próximas décadas. A peça que se tornou símbolo da grife, porém, só foi lançada durante os anos 40: o inconfundível relógio de serpente, feito com elos de ouro e diamantes. Neste momento, as jóias já eram o maior destaque das vitrines e podiam ser vistas adornando os membros das mais nobres famílias européias. Este período marcou a história da B V L G A R I porque representou uma libertação quanto aos padrões franceses de feitura de jóias que era seguido até então. Com isso, a marca passou a criar um estilo próprio, inspirado no classicismo grego e romano e com um toque de renascença italiana.
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Na década de 50 a empresa começou a lançar suas coleções únicas com design diferenciado. Os anos 60 foram marcados pelo enorme sucesso entre as principais estrelas do cinema, o que contribuiu para que a B V L G A R I se tornasse um mito em seu segmento. Somente nos anos 70 a marca começou sua expansão internacional, abrindo lojas nas cidades de Nova York (1970), Genebra (1974), Monte Carlo (1977) e Paris (1979). Nesta época, foi lançado o modelo Tubogas, uma atualização do já consagrado relógio de serpente, que ganhou um bracelete flexível com elástico de ouro feito de maneira completamente artesanal. Em 1977, a marca introduziu sua primeira coleção de relógios, imprimindo seu estilo característico. Pouco depois, em 1980, a empresa criou a Bulgari Time S.A., uma subsidiária localizada na cidade suíça de Neuchatel responsável pela produção exclusiva de suas coleções de relógios, incluindo a fabricação de todas as peças, inclusive os mecanismos de alta tecnologia. Durante esta década, a expansão internacional da marca se acelerou ao comando dos netos do fundador, Paolo e Nicola, e no início dos anos 90, a grife italiana aumentou sua linha de relógios
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De 1993 a 2003, a marca B V L G A R I, sinônimo de glamour e luxo, aumentou seu lucro líquido, incrementou sua rede de lojas (incluindo a primeira em solo brasileiro em 2003), ingressou em novos mercados e ampliou sua gama de produtos passando a comercializar uma completa e sofisticada coleção de perfumes; lenços de seda; canetas; gravatas; acessórios em couro, incluindo as cobiçadas bolsas; óculos e armações de receituário; peças de decoração; pratarias; e uma linha de produtos de mesa e presentes. Isto sem contar os luxuosos hotéis da marca.
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Em 2007, a grife italiana estreou no segmento de cosméticos com o lançamento de uma completa linha de produtos para os cuidados da pele (Bvlgari Gem Essence). Todos os produtos da linha foram formulados com gemas e pedras preciosas, como safira e turmalina, dissolvidas em pó, sem a utilização de solventes químicos na fórmula. Os ingredientes têm alto poder energético, grande concentração de minerais e oligoelementos, que, além de hidratar a pele, ativam a renovação celular. A Gem Essence é composta por três linhas: Precieuse, indicada para peles maduras; Lumiere, para peles jovens, mas que precisam de vida e luminosidade; e uma terceira linha, de limpeza. No total são 15 produtos, praticamente convertidos em jóias a julgar pelos frascos. A linha atualmente é distribuída em 250 pontos de vendas selecionados na Itália, Espanha, França, Suíça e Ásia, e, em 2008, estreou no mercado americano. Recentemente, no início de 2011, o poderoso conglomerado de luxo LVMH adicionou mais uma jóia à sua coroa ao comprar por US$ 6 bilhõs a italiana B V L G A R I. Com isso, a família fundadora da tradicional joalheria se tornou a segunda maior acionista do grupo LVMH, depois da família do diretor executivo Bernard Arnault.
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Sem dúvida, a B V L G A R I se consolidou como uma poderosa potência européia que não pára de crescer. Assim como a maioria das grandes marcas de luxo, a B V L G A R I também enfrenta duras batalhas para evitar que seu design permaneça único. Desde a década de 70. Boa parte das peças mais valiosas da marca italiana, entre colares, braceletes e brincos, passou a ser caracterizada por desenhos requintados e fechos grandes e pesados, feitos de ouro e aço negro. E mais: cada peça tem um número de série registrado que pode comprovar sua autenticidade.
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A linha do tempo
1977
Lançamento de um clássico da marca: o relógio B V L G A R I - B V L G A R I, que possuía o duplo logotipo gravado na catraca externa em baixo relevo.
1991
Lançamento da coleção de jóias NATURALIA, cujas peças tinham o formato estilizado de peixes, conchas e pássaros.
1993
Lançamento do primeiro perfume da marca, Bvlgari Eau Parfumée Au The Vért, uma colônia de chá-verde dedicada a homens e mulheres. Inicialmente era um perfume dado aos clientes das boutiques e depois se tornou uma das fragrâncias mais clássicas da marca italiana.
1994
Lançamento da linha CHANDRA, com provocativas jóias que misturavam porcelana e ouro.
Lançamento da coleção de relógios esportivos e para mergulho.
Lançamento do perfume Bvlgari pour Femme. A versão masculina (Bvlgari pour Homme) seria lançada no ano seguinte.
1996
Lançamento de uma sofisticada coleção de lenços de seda.
Lançamento da TRIKA, uma linha de jóias com formas sinuosas e sofisticadas técnicas de produção.
Lançamento do EXTRÊME, uma versão mais concentrada do primeiro perfume da marca.
1997
Lançamento da primeira coleção de óculos.
Lançamento de uma linha de acessórios em couro, incluindo bolsas, cintos e carteiras.
1998
Lançamento do relógio ALUMINIUM, confeccionado com caixa de alumínio e pulseira de borracha com alumínio. Para promover o lançamento do novo produto a marca italiana adesivou a fuselagem de um enorme Boeing 747 da companhia aérea Alitalia com a fotografia do relógio.
Lançamento do perfume BLACK.
Lançamento da PETITS ET MAMANS, uma colônia sem álcool com essência de camomila desenvolvida para crianças. Hoje em dia esta linha também oferece sabonetes e xampus.
2000
Lançamento da linha de jóias B.ZERO I, que imediatamente se tornou consagrada e desejada por todas as mulheres de extremo bom gosto por conter todos os elementos que marcam o estilo da grife: o movimento fluido da espiral central, a re-interpretação das jóias da linha Tubogas (que foram extremamente cobiçadas nos anos 70), e o logotipo duplo B V L G A R I - B V L G A R I, gravado nas laterais dos anéis. Cobertos por diamantes e outras pedras preciosas, os detalhes da linha também ganharam vida, mais tarde, em pulseiras e braceletes, pingentes, brincos, relógios de pulso e estão presentes até em algumas bolsas.
Lançamento da coleção de relógios RETTANGOLO com sua inconfundível caixa em formato de retângulo.
Lançamento da nova linha de acessórios em couro que misturava materiais como náilon e couro, borracha e seda com textura de couro de crocodilo e acabamento requintado.
Lançamento do perfume feminino BLV, com sua fragrância floral e amadeirada.
2001
Lançamento da gargantilha LUCEA.
Lançamento do perfume BLV POUR HOMME.
2003
Lançamento do perfume feminino OMNIA, que vinha acondicionado em um frasco extremamente moderno representando dois anéis entrelaçados.
2004
Lançamento do relógio ERGON, que rapidamente se tornaria um ícone da marca italiana.
Lançamento da coleção de jóias ASTRALE, em ouro e diamantes raros.
2005
Inauguração da primeira loja da marca com venda exclusiva de acessórios (B V L G A R I ACCESSORIES), localizada na cidade de Osaka no Japão.
Lançamento do perfume AQVA POUR HOMME.
Lançamento da bolsa TWIST.
2006
Lançamento dos perfumes VOILE DE JASMIN e ROSE ESSENTIELLE.
Inauguração de novas lojas da B V L G A R I ACCESSORIES em Tóquio, Seul, Washington, Xangai, Milão e Florença.
2007
Lançamento da coleção de jóias ELISIA.
2008
Lançamento da coleção de bolsas S.BULGARI, cujo design e inspiração remetem aos primórdios da marca italiana.
Lançamento do perfume JASMIN NOIR, uma rica mistura de volúpia de seiva verde, gardênia, alcaçuz e preciosas notas lenhosas com acentos de amêndoa, licor e feijão Tonka, encarnando a essência da marca e refletindo os mais ricos e mais nobres códigos do legado de uma joalheria de luxo.
Lançamento do perfume AQVA MARINE, inspirado nas cores e na transparência de águas cristalinas e que contava com um componente recém-chegado ao mundo da perfumaria, a posidônia, uma espécie de alga encontrada nas profundezas do oceano.
2010
Lançamento da coleção de bolsas Isabella Rossellini, disponível em uma grande variedade de cores e materiais, incluindo couro, pelo de pônei e pelo de bezerro, que marcam a personalidade multifacetada de Isabella. Cada versão é revestida internamente com um tecido assinado por ela, com curvas que imitam um caracol, como um desenho lúdico, uma homenagem ao seu empenho e paixão pela educação ambiental e biológica.
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As lojas
Suas chiques e sofisticadas lojas estão espalhadas por cidades como Nova York, Beverly Hills, São Francisco, Boston, Tóquio, Chicago, Las Vegas, Houston, Orlando, Milão, Dubai, Roma, Paris, Londres e São Paulo. Uma loja que é um mundo. Assim pode ser definida a sede da grife italiana no Japão, inaugurada em 2007 e que ocupa nada menos que um prédio inteiro de 10 andares em Ginza, Tóquio, um bairro que é o equivalente à Quinta Avenida de Nova Iorque, servindo de base para as lojas âncora das grandes marcas de luxo internacionais. A enorme loja fica nos três primeiros andares. Seus 940 metros quadrados de área abrigam seções de jóias, relógios e acessórios de couro, além de espaços reservados para atender noivas e compradores de peças caríssimas e exclusivas. Quatro pavimentos são dedicados à gastronomia. Eles contêm um café, uma loja de chocolates, um restaurante com mesas para 54 pessoas, duas salas de jantar privadas e um terraço. Nos demais pisos ficam escritórios de funcionários e a administração.
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O design das lojas na cidade de São Paulo une inovações arquitetônicas com materiais clássicos das tradições italianas. Madeira de pêra e delicadas tiras de sicômoro mesclam-se aos mármores italianos Rosa Asiago e Botticino. A exclusividade está presente em todos os detalhes da “maison”. O primeiro andar da loja da Rua Haddock Lobo, por exemplo, é reservado à joalheria e aos relógios, enquanto o segundo andar tem um parapeito em mármore Encausto amarelo que circunda o espaço loft, dedicado aos acessórios e às vendas particulares. Quanto aos afortunados que entrarem na nova loja, localizada no Shopping Iguatemi, serão recebidos com os últimos lançamentos da marca, como os relógios Ergon, em várias versões, e a coleção de jóias Astrale em ouro e diamantes raros lapidados com esmero. Aliás, a mesma variedade de coleções das lojas de Roma, Paris ou Nova York, está ao alcance também dos brasileiros como perfumes, gravatas de sete dobras em seda pura, bolsas, acessórios masculinos e femininos em couro confeccionados à mão, lenços e echarpes com estampas diferenciadas, entre outros luxos. Se você tem uma jóia ou relógio da marca B V L G A R I, certamente faz idéia da precisão e do rigor com que a empresa italiana molda seus artigos. Tudo milimetricamente correto, elegante e funcional.
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Os hotéis
Diárias (caríssimas) entre €700 e €3.500, por quarto duplo. Reserve um quarto, de preferência, com vista para o jardim. As reservas para o spa também devem ser feitas com antecedência. Tudo isso começou em abril de 2004 com a inauguração do primeiro B V L G A R I Hotels & Resorts, uma parceria com o grupo Marriott International (que faz a gestão da luxuosa rede de hotéis Ritz Carlton) no valor de US$ 800 milhões. Situado na luxuosa e badalada cidade de Milão na Itália, e próximo ao imponente Teatro Scala e ao horto botânico, transformou-se na morada mais badalada da cidade e escolha preferida de estilistas, modelos, milionários e viajantes sofisticados. A sua localização não poderia ser melhor: em pleno La Brera, bairro que se desenvolve em torno da rua que lhe deu o nome, e onde se vive uma atmosfera descontraída e pacata. Por se encontrar em uma zona assumidamente residencial e com inúmeras charutarias, mercearias charmosas, galerias de arte, restaurantes de cozinha tradicional, livrarias e lojas de grifes famosas, o hotel está envolto pelo ambiente indicado para qualquer estadia que se preze pela elegância sofisticada, mas discreta. Apesar de estar localizado no burburinho da cidade, é um oásis de tranqüilidade, com 4 mil metros quadrados de jardins. Os 58 quartos escondem-se por detrás de portas maciças. Apesar de não possuírem dimensões extraordinárias, a sua decoração no melhor estilo hotel-butique, de forma minimalista, em tons neutros, proporciona todo o conforto, com uma atenção soberba aos detalhes: rádios com visual antigo da marca Tivoli, televisões de plasma, banheiras em mármore travertino, e claro, muitos produtos B V L G A R I. O cliente do hotel é brindado com alguns mimos: personal shopper, para quem quer companhia na hora de fazer compras, guest advice para recomendar o que fazer na cidade, check in e check out no quarto, tratamentos estéticos, personal trainer e serviço de entretenimento para as crianças. O hotel também oferece serviços inusitados como videogame PlayStation, locação de Porsche e Ferrari, aula de pilotagem em Monza e passeio de hidroavião no Lago di Como.
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O sucesso do hotel foi tão grande que uma segunda unidade foi inaugurada na paradisíaca ilha de Bali em 2006. O The Bulgari Hotel, situado no alto de uma falésia perto do templo Uluwatu, na província de Jimbaran, Indonésia, um dos destinos exóticos mais famosos do mundo, oferece total privacidade e uma fantástica vista panorâmica do oceano Índico abençoada por um magnífico pôr-do-sol e acesso direto à praia privativa. O resort é composto de 58 Villas: 54 unidades luxuosas com 300 metros quadrados com ambientes externos únicos; além de outras três com 500 metros quadrados, com dois quartos; e a Bvlgari Villa com 1.600 metros quadrados composta por três quartos, home theater e apartamento separado para o staff (empregados). A propriedade também oferece um spa (considerado um dos mais sofisticados do planeta), dois restaurantes, área para eventos e, é claro, uma loja da marca B V L G A R I. O hotel foi projetado por Antonio Citterio, mestre na conjugação de geometrias e estilos, conjugando na perfeição o design contemporâneo com as linhas tradicionais balinesas, aproveitando materiais típicos do local. Todo o mobiliário foi desenhado exclusivamente para o resort e a arquitetura paisagística foi desenvolvida por um especialista local. Um novo hotel será inaugurado em 2012 na cidade de Londres.
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Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação:
1884
● Fundador:
Sotirio Bulgari
● Sede mundial:
Roma
● Proprietário da marca:
Bulgari S.pA.
● Capital aberto: Sim (1995)
● Chairman: Paolo Bulgari
● CEO & Presidente:
Francesco Trapani
● Faturamento: €1.07 bilhões (2010)
● Lucro: €38 milhões (2010)
● Valor de mercado: €3.7 bilhões (março/2011)
● Lojas:
293
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil:
Sim (2 lojas)
● Maiores mercados: Japão, Estados Unidos e Itália
● Funcionários: 4.100

● Segmento:
Joalheria e Mode de luxo
● Principais produtos:
Jóias, relógios, óculos, perfumes e bolsas
● Ícones: O design de suas jóias
● Website:
www.bulgari.com
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A marca no mundo
Atualmente a B V L G A R I possuí 293 lojas localizadas nos endereços mais luxuosos do mundo, tendo seus produtos (jóias, relógios, perfumes, gravatas, artigos em couro, óculos e canetas) voltados para um público composto por ricos e famosos. Alguns de seus produtos, como perfumes, bolsas e acessórios, também são comercializados dentro de badaladas lojas de departamento e em chiques áreas de compras espalhadas por 150 países. As jóias (45.7%), perfumes/cosméticos (23%) e relógios (20%) representam a maior parte do faturamento da empresa. Os maiores mercados da B V L G A R I são Japão (18.5%), Estados Unidos (13%) e Itália (11.1%).
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Você sabia?
B V L G A R I é a terceira maior joalheria do mundo, atrás apenas da Cartier e da Tiffany & Co.
A marca italiana é responsável pela criação e produção de boa parte dos objetos de luxo que decoram as cabines das instalações da companhia de cruzeiros marítimos Silversea.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 20/3/2011

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pela aula sobre essa grande marca qur é a bvlgari, realmente são produtos de muito bom gosto, porém pela exclusividade são bem caros... Valeu.....

LULYFA disse...

Excelente materia.

Alex disse...

Tenho um relógio Bvlgari mais não sabia que era tudo isso essa marca e muito chique em parabéns

jairo disse...

parabens bvlgari vc é grande é a numero um adoro os seus relogios ;perfumes muito obrigado por tudo .

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria. Muito boa! Gosto muito da marca, inclusive a minha aliança é da Bvlgari. Infelizmente eu não tive sorte, estou às vésperas do meu casamento e a minha aliança oxidou... e descobri que a Bvlgari está fechando no Brasil e só deve reabrir em outubro. Bom gostaria de conseguir o contato responsável pelas franquias no Brasil, pois o pessoal da loja não podurem me ajudar. Obrigada.

Anônimo disse...

Boa Notícia!!!

A loja da Bvlgari vai abrir novamente no Brasil, no Shopping JK em São Paulo, entre Dezembro e Janeiro ... Aguardem!!!