8.5.06

AMARULA


Pode ser consumido puro, com gelo ou misturado com outros ingredientes, como por exemplo, café e até sorvetes. Cremoso e com gosto exótico, seu sabor exala o mais puro espírito selvagem da África. O licor cremoso AMARULA é puro feitiço. Tão singelo como os mitos e lendas que lhe deram origem. 

A história 
A história começou no mês de outubro de 1983 quando um sofisticado licor, destilado da exótica fruta de uma árvore da África Subsaariana, chamada maruleira (Sclerocarrya birrea), e que resultou em uma bebida clara, estável, rica e macia, foi introduzido no mercado da África do Sul pela pequena empresa Southern Liqueur Company of South Africa. A colheita da fruta era feita nos meses de fevereiro e março, suas sementes eram totalmente removidas, a polpa passava por um processo de fermentação, semelhante ao da fabricação de vinhos e, em seguida, por uma destilação em alambiques de cobre e depois envelhecia por dois anos em barris de carvalho franceses.


A árvore maruleira, um verdadeiro tesouro botânico do continente africano, é conhecida como “Elephant Tree”, chamada assim pela predileção dos animais por essa fruta, o que explica o elefante no rótulo da garrafa do produto. Inicialmente extremamente limitado ao mercado da África do Sul e sem muito apelo comercial, somente em setembro de 1989 a linha de produtos foi ampliada com o lançamento de uma nova versão da bebida baseada em creme de leite fresco, o AMARULA CREAM. O sucesso do produto foi tão galopante, que pouco depois a empresa descontinuou a primeira versão da bebida em favor do novo e delicioso licor cremoso.


Dois anos mais tarde a empresa já estava exportando o produto para atender a uma demanda crescente em diversos mercados, tais como Brasil, Canadá, Alemanha e Reino Unido, e depois os Estados Unidos. E não demorou muito para o AMARULA ser considerado um dos melhores licores do mundo por respeitáveis associações internacionais. O produto cresceu rapidamente e se tornou um grande sucesso no mundo inteiro, pois podia ser consumido puro, com pedras de gelo, gelo moído ou ainda como ingrediente em diversos coquetéis, para dar um toque especial ao café, e até mesmo no preparo de deliciosas sobremesas. Ou seja: a grande versatilidade do produto permitia criações incríveis, tanto no bar como na cozinha. E foi justamente isso o responsável por sua enorme popularidade.


De alguns anos pra cá, a marca adotou a estratégia de lançar a bebida em edições especiais, muitas delas com brides e incríveis presentes. Um exemplo aconteceu em 2010, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, quando a marca criou uma versão especial da sua embalagem para o torneio: a garrafa ganhou uma cor mais escura e o elefante do rótulo foi substituído por uma taça da Copa do Mundo. Além disso, a empresa licenciou a marca para ser utilizada em outras categorias de produtos, como por exemplo, chocolates com recheio feito do tradicional licor. Há poucos anos atrás adotou um novo posicionamento para se consolidar como uma marca de bebida premium, perfeita para ser consumida em casa, no bar, em um momento de lazer entre amigos ou até mesmo para relaxar. Extremamente versátil, o AMARULA tem o consumo comparável a um ritual, seja como aperitivo, opção para depois do jantar, como ingrediente em drinques, misturado ao café, vodca, ou simplesmente puro, para marcar uma ocasião especial.


Para celebrar os 25 anos de história da marca, em 2014 foi lançado o AMARULA GOLD, uma bebida com 30% de teor alcoólico, aromatizada vibrantemente com o suco da fruta marula, notas apimentadas e com uma textura extremamente macia, que combina muito bem com gelo, soda ou suco de maçã. Foi assim, que em quase três décadas no mercado, o AMARULA se tornou um dos principais ícones da África do Sul no exterior.


Lendas e folclores 
A fama da marca AMARULA também foi construída em cima de folclores e do mistério do continente africano. Afinal a Maruleira ocupa uma parte sagrada e intrincada da cultura rural africana e é fonte de lendas fascinantes. Os animais que mais apreciam a pequena fruta oval com sua polpa ao redor de um caroço grande e muito duro, são os magníficos elefantes africanos, que chegam em manadas ou sozinhos e balançam as árvores para que as frutas caiam. Quando a fruta cai no chão, ela começa a fermentar, fornecendo um sabor doce - e um conteúdo levemente alcoólico. Mesmo os animais da savana farão qualquer coisa para comer essa exótica fruta. Além disso, a Maruleira é considerada a “Árvore do Casamento” entre os Zulus, que acreditam que ela concede vigor e fertilidade para aqueles que se casam debaixo de seus galhos. Ainda hoje, as cerimônias de casamento tribais são realizadas à sua sombra. Os duros caroços encontrados dentro da fruta são geralmente secos e colocados em um colar que tradicionalmente simboliza o amor.


A relação com os elefantes 
A ligação da marca com os elefantes é tamanha, que ela está diretamente envolvida no projeto de pesquisa Amarula Elephant Research Programme conduzido pela Universidade de Kwa-Zulu Natal em Durban, África do Sul. O projeto foi criado em 2002 para conseguir monitorar estrategicamente os animais, e assim, tomar decisões certeiras para a conservação dos elefantes na vida selvagem. Afinal, nada personifica o Espírito da África - a essência do AMARULA - tanto quanto o elefante africano. Símbolo duradouro, este gigante majestoso da savana africana evoca imagens eternas de uma vida selvagem não influenciada pela modernização, progresso e industrialização. Com uma forte associação da marca ao elefante africano, o AMARULA está intimamente associado a este animal por meio do rótulo de sua garrafa, de sua essência e pela fruta marula, tão saboreada pelo paquidérme e base deste licor cremoso de sucesso no mundo inteiro. Parte da receita proveniente das vendas dos licores ao redor do mundo é revertida ao Amarula Trust (cujo objetivo é salvaguardar os elefantes africanos para que possamos continuar a encontrá-lo sob as árvores de maruleira, ano após ano) e a outros programas de preservação dos elefantes. Dados alarmantes: de acordo com a ONG Wild Life Conservation Society, por dia, 96 elefantes são assassinados na África. A cada 15 minutos, um elefante é morto por conta da extração do marfim para uso estético humano. Com esse ritmo desenfreado, a caça predatória dos elefantes fará com que eles sejam extintos de 10 a 20 anos deste planeta.


Local único 
A Amarula Lapa situada na província de Limpopo, cidade de Phalaborwa, África do Sul, é o centro de hospitalidade da marca, local ideal para experimentar o gosto natural do licor AMARULA CREAM. Localizada no bushveld (savana) fora dos limites da cidade, o local está próxima à fabrica onde o delicioso licor é produzido. Foi projetado em estilo africano rústico (com a utilização de palha, pedra e madeira), saudando e recebendo o visitante de forma aconchegante na savana africana com um visual sem precedentes. O centro de hospitalidade permite que o visitante experimente as maravilhas e os encantos da savana africana ao mesmo tempo em que aprecia o licor no local de seu nascimento e conheça um pouco de sua história. Equipada para servir grupos de excursão de até 70 pessoas, é a parada ideal na rota para o Parque Nacional Kruger, uma das principais atrações turísticas da África do Sul. Conferências, reuniões, lançamentos e eventos sociais podem ser conduzidos no local. As instalações de serviços de refeições são do mais alto padrão, enquanto uma visita à loja da marca local permite comprar lembranças da principal e mais famosa bebida da África do Sul.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo um visual mais contemporâneo. Mantendo praticamente a mesma tipografia de letra, em 2011 a identidade visual da marca ganhou uma nova aparência: a cor dourada perdeu espaço para um avermelhado, que remete mais ao ambiente das savanas africanas. Em 2017 o logotipo da marca passou por sua mais acentuada remodelação: ganhou novas cores, uma tipografia de letra mais afinada e a retira da palavra “cream”. Mas a principal mudança foi a inserção do elefante, símbolo da marca, na identidade visual da marca pela primeira vez.


A tradicional garrafa de AMARULA, com a inconfundível cor escura e um pequeno cordão em volta do gargalo, também passou por remodelações ao longo dos anos. Por exemplo, em 2011 quando além de ficar um pouco mais alta e fina, a garrafa apresentou um novo rótulo, que adquiriu um visual mais limpo, moderno e sofisticado, onde as representações do elefante e da marula tornaram-se mais proeminentes, para destacar a origem do famoso licor, a África Subsaariana. O fruto da árvore Maruleira é largamente consumido pelos elefantes, justificando o animal em relevo caracterizado no gargalo da garrafa. Em 2016 a marca apresentou sua nova garrafa (última à direita), batizada de Jabulani (“alegrar-se” na língua Zulu), e que representa o compromisso da marca na preservação dos gigantes gentis. A nova garrafa herda o nome de um pequeno elefante sul-africano que se perdeu e foi abandonado quando era bebê, resgatado e adotado por uma nova manada. Em termos de design, apresenta novas curvas e as presas do elefante estão gravadas diretamente no vidro. Seu conceito estético representa o compromisso com a preservação desse animal.


Os slogans 
Made From Africa. (2017) 
The Spirit of Africa.


Dados corporativos 
● Origem: África do Sul 
● Lançamento: 1989 
● Criador: Southern Liqueur Company of South Africa 
● Sede mundial: Província de Limpopo, África do Sul 
● Proprietário da marca: Distell Group Limited 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Richard Rushton 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Licores cremosos 
● Concorrentes diretos: Baileys, Carolans, Kahlúa, Sheridan’s, Mozart e Sangster’s 
● Ícones: Os elefantes 
● Slogan: Made From Africa. 
● Website: www.amarula.com 

A marca no mundo 
AMARULA é a segunda marca mais vendida mundialmente no segmento de licores cremosos, está presente em mais de 100 países e é líder em sua categoria em muitos deles, especialmente no Brasil (onde é líder com 83% de mercado no segmento), Alemanha, Canadá e Angola. O AMARULA, que possui 17% de teor alcoólico, foi eleito por três vezes (2012, 2014 e 2015) como o melhor licor do mundo pela aclamada “The International Wine & Spirit Competition”. AMARULA é vendido em garrafas de 50 ml, 200 ml, 350 ml, 375 ml, 700 ml, 750 ml e 1 litro. 

Você sabia? 
O licor AMARULA ficou mundialmente conhecido pelo slogan “The Spirit of Africa”
Um dos mixologistas oficiais e embaixador da marca AMARULA, Pablo Moya, todos os anos prepara um variado cardápio de coquetéis para cada temporada tendo o cremoso licor como ingrediente principal. 
Apenas as árvores fêmeas da maruleira dão frutos. A partir de meados de fevereiro, os frutos de casca amarela e polpa branca estão prontos para serem colhidos. A fruta marula contém quatro vezes mais vitamina C do que a laranja média e é colhida à mão pelas comunidades locais na África. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/5/2018

16 comentários:

Unknown disse...

esse licor é muito bom minha namorada a gosta demais ela tem ate um apelido de marulinha kkkkkkkk

Anônimo disse...

Olá! Parabéns pela compilação!

Levei um trecho, e linkando a página, num tópico na comunidade 'Harém Social Club' (Orkut).

Abraços,

Lara de Mello e Souza Bertolini disse...

Muito boa matéria! Bem organizada e checada. Adorei.

Anônimo disse...

Q história. E sempre bom saber oq estamos bebendo.

Anônimo disse...

Qual é o nome da fonte tipográfica da Amarula?

Unknown disse...

Excelente matéria. Parabéns! Muito boa mesmo.

Unknown disse...

Eh o meu licor favorito. Adorei ler a respeito dele.

Unknown disse...

Alguém pode me informar se esse licor tem.data de validade?
Temos uma garrafa dessa mas não sabemos se tá boa?

Unknown disse...

Tomei a primeira vez com cafe numa cafeteria,sugerida pelo dono, adorei, sempre fui louco por café e hoje por Amarula uma tbm

The Magnificent disse...

Esta é uma das minhas bebidas favoritas

Unknown disse...

Fechada dura 20 anos, aberta 5 anos..,

SUMARIOS disse...

Sério? Tenho uma fechada faz uns 13 anos. Como me falaram que dura uns 2 anos por ter leite, eu tinha desistido de abrir.

Unknown disse...

E aí, cara, experimentou? Tava boa? Também tenho essa dúvida, pois tenho uma de 4 anos e não sei se está boa. Se puder compartilhar tua experiência, desde já agradeço

shiyaa disse...

Superb Blog very Useful Information Thanks For Sharing

JuanListe disse...

A foto em que aparece as tres garrafas, são do mesmo produto?
Explicando melhor(eu espero): são da mesma versão da bebida e apenas mudou a garrafa?

JuanListe disse...

Parabéns pela pesquisa e pela compilação.
Muita coisa eu já havia lido a respeito...Inclusive há um vídeo na internet desse momento em que os animais comem adoidadamente a fruta...
Apenas uma dúvida: a foto com as três garrafas, são a mesma bebida(original) com variação da garrafa, ou são versões diferentes da bebida e, por isso, têm garrafas diferentes?
obrigado.