23.8.06

ROYAL (FERMENTO)

O fermento em pó ROYAL, ícone da culinária brasileira e mundial, é presença garantida em milhões de cozinhas pelo mundo afora. Afinal, há mais de um século, donas-de-casa fazem receitas deliciosas e meninas aprendem a fazer bolos apetitosos usando o produto, em sua tradicional lata cilíndrica com letras em branco.
-
A história
A história da tradicional marca começou em 1866 quando os irmãos Cornelius e Joseph Hoagland, descendentes de holandeses, resolveram formar uma sociedade produzir fermento em pó, com ingredientes importados da Europa, incialmente comercializado na pequena mercearia da família na cidade de Fort Wayne, estado americano da Indiana. O nome do novo produto eram pomposo, como muitos outros da época: ROYAL BAKING POWDER. Em 1873, com a entrada de novos investidores, William Ziegler e John H. Seal, o negócio pode ser expandido, resultando na fundação da Royal Baking Powder Company. Rapidamente eles investiram na maciça divulgação do produto e da marca ROYAL, chegando a patrocinar livros de receitas, e o produto começou a ser um grande companheiro das donas de casa americanas na hora de cozinhar. Na década seguinte, a empresa se mudou para a cidade de Nova York e se tornou a maior produtora de fermento em pó do mundo, exportando seu produto para vários países nos anos seguintes.
-
-
Na década de 20, quando o produto já estava presente em 32 países ao redor do mundo, em sua grande maioria com enorme participação de mercado, somente a marca ROYAL estava avaliada em US$ 40 milhões, mostrando, já naquela época, toda sua força e tradição. O produto foi lançado oficialmente no Brasil em 1923, quando ainda era importado dos Estados Unidos. O rótulo da latinha cilíndrica era praticamente igual ao do final do século: vermelho e azul, igual a embalagem original norte-americana, a não ser pelo fato de que o produto então se chamava Real Fermento Inglez.
-
-
No ano de 1934 a marca ROYAL passou a ser produzida no Brasil, em uma fábrica localizada em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. Somente no ano de 1954 foi inaugurada a nova fábrica para produzir o fermento em Pó ROYAL, localizada na cidade de Jundiaí (estado de São Paulo). Durante décadas o fermento ROYAL acompanhou milhões de donas de casa brasileiras e se tornou ingrediente indispensável em qualquer boa receita, especialmente de bolos e pães. No ano de 2000 a americana Kraft Foods adquiriu a marca ROYAL. Em 2003, ao completar 80 anos, o produto passou por uma sensível modificação: sua lata teve a altura reduzida e a largura aumentada (atendendo justamente a maior solicitação das consumidoras, que há algum tempo queriam “enfiar” a colher de sopa dentro da latinha).
-
-
Cinco anos mais tarde, em, a embalagem de metal deu lugar ao plástico, que ganhou formas anatômicas, além de maior facilidade para ser aberta ou fechada. Auxiliando as leais consumidoras, a nova tampa também servia como medidor, equivalendo a uma colher de sopa. A campanha de comunicação das novas embalagens trazia o slogan “Você mudou, nós também”, que ressaltava os atributos modernos do produto sem, no entanto, esquecer de suas características já tradicionais, como as receitas no verso do rótulo do fermento da marca e a cor vermelha.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento: 1866
● Criador: Cornelius e Joseph Hoagland
● Sede mundial:
Northfield, Illinois
● Proprietário da marca:
Kraft Foods, Inc.
● Capital aberto:
Não
● Chairman & CEO:
Irene Rosenfeld
● Presidente: Sanjay Khosla (KRAFT International)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
+ 40 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Fermento em pó
● Ícones: A tradicional latinha vermelha
● Website:
www.fermentoroyal.com.br
--
A marca no mundo
Atualmente o fermento em pó ROYAL é comercializado em mais de 40 países ao redor do mundo, com forte presença e popularidade no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Irlanda e Inglaterra. No Brasil a marca é líder de mercado há mais de 65 anos, com mais de 92% de participação.
-
Você sabia?
O fermento em Pó ROYAL é sinônimo da categoria no Brasil, sendo conhecido pela grande maioria das donas de casa e presente em mais de 60% dos lares brasileiros.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 31/8/2010

38 comentários:

Maria José disse...

Boa noite,

Gostaria que alguem responsável pelo teste de qualidade do produto, FERMENTO EM PÓ QUIMICO - ROYAL, entrasse em contato urgente comigo.
lote 60727BP2
validade 22/07/2007
Lote de produto improprio para o consumo,(não reage em contato com água ou qualquer liquido), devido a este problema perdi vários bolos.
(comprei 2 embalagens de 250 grs e ambas com mesmo problema embora adquiridas em locais diferentes, o lote é o mesmo).
Aguardo contato.
Maria José
fones 34-33122791 ou 34-88518141
e-mail- mary.josie@mundo10.com

Eliane disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Adriana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Osmarli S Cavalli disse...

Gostaria de manifestar o desejo da criação de uma embalagem de tamanho menor do pó-royal, pois acredito que assim, poderão evitar as reclamações que constatei acima. Acredito que o produto aberto em menor tempo eliminará parte dos problemas que também são os meus.
Gostaria de obter uma resposta.

OSmarli Sperancini Cavalli

margo_duda@yahoo.com.br

Karla Zepponi disse...

Venho por meio deste, informar que consumo o produto com muita frequencia, pois trabalho com pães de mel e ha dis venho tendo problemas com os pães, verifiquei o pó royal ao todo testei 4 latas e nem uma estava propria p uso, pois não fermenteva e o prazo de validade nao esta vencido.
Gostaria de saber como fica o meu prejuizo de R$150,00 que tive fazendo as receitas, que perdi, pois nao tinha condições de vender o produto.Ja entrei em contato com o 0800 qto as latas vao me mandar outras, mas e o valor que gastei.
Aguardo retorno, pois confio no reconhecimento da empresa, por isso nao fui ao procon.
Certa de que serei atendida, agradeço antecipadamente.
Obrigada
Karla
e-mail: karlazepponi@yahoo.com.br

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cris disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gostaria de fazer minhas as palavras de todos acima, e acrescentar que esse é um problema que enfrento sempre. Não uso o fermento no dia a dia mas comercializo o produto e tenho tido várias reclamações com o produto, tendo que ressarcir o consumidor por um erro que não é meu. Espero que as pessoas se deem conta que a marca não conta mais, por isso é bom experimentar outras...

Anônimo disse...

Todos os comentários que acabei de ler sobre a Royal, foram críticas e reclamações sobre o produto, mas o meu comentário será diferente, sou Marcos Maia universitário e estou começando a desenvolver uma monografia para completar o curso de comunicação Social da Universidade Estácio de Sá e escolhi justamente este produto maravilhoso que alegra as tardes de domingo dos consumidores através de bolos e tortas deliciosas. afinal um produto com 92% das vendas... sem comentários.
Com a ajuda da equipe Royal gostaria se possível que respondesem a uma pergunta: Por que a maioria das donas de casa (consumidor) confia em fermento em pó Royal?

Anônimo disse...

desculpe meu nome é Marcos Maia e meu e-mail é marcosboom@ig.com.br ,acabei de mandar um comentário.Responda sobre o fermento em pó Royal, por que a maioria das donas de casa confiam em pó Royal?

André Luiz de Souza disse...

Meu nome é André e costumo a usar o fermento Royal pois trabalho fazendo bolos confeitados, no dia 20/03/07 fiz 3 bolos e usei o fermento Royal e não cresceram os bolos, fiz o teste jogando fermento na água e o mesmo não espumou com deveria, lote de nº 611108p3 com validade até08/06/07 desde do dia 21 venho tentando entrar com contato com o tel.08007041940 mas não consigo completar o atendimento, se possível entrem em contato comigo e-mail andredoteclado@hotmail.com , desde já agradeço.

Anônimo disse...

Quero deixar aqui minha insatisfação com a Royal, eu ligo e o telefone de serviço ao atendimento não funciona.
comprei o produto e ele não fermenta.
espero que voces façam a troca.
btmira@hotmail.com

Anônimo disse...

boa tarde, peço encarecidamente aos responsáveis pelo produto pó royal: por favor ja que voces inventaram o fermento biológico em cartelinhas, ou seja, dose unica, gostaria que voce fizessem o pó quimíco também em doses unicas. canso de comprar latinhas de fermento e ter que jogar ao lixo por falta de fermentação, faço esporádicamente bolos e por isso o fermento , mesmo com a lata bem fechada, perde a fermentação. além de jogar as latas praticamente cheias ao lixo jogo também os bolos que não crescem. este é um pedido meu e de muitas usuárias desse produto. aguardo um resposta. att, liliana.

Anônimo disse...

preciso fazer um bolo de 5 kg, qual a quantidade de fermento que uso?????

Anônimo disse...

meu nome e Fabio sou nutricionista e preciso informar na licitação publica alguns produtos utilizados na merenda escolar, no entanto não posso citar a marca do produto e gostaria que o fermento em po fosse o royal. Alguem pode me informar a descrição completa do po royal???
fico agradecido

Kathiany disse...

Boa noite, por favor, gostaria se fosse possível, receber receitas pelo correio. Desde já agradeço a atenção

Anônimo disse...

Sou nutricionista e sempre elaboro receitas padrões e gostaria de saber quanto de fermento eu preciso para cada kg de de massa.

Desde já obrigado

Belgna disse...

Gostaria de receber receitas da royal, mas nao consigo o site,sei q é kraft

Cozinhando com Evandro Diniz disse...

Existem marcas que estão na gente,pois elas fazem parte de nossa vida. Gostaria de saber se o fato de eu citar-las em meu blog acidentalmente ocasionaria algum constragimento,pois sendo que estou fazendo uma propaganda (como qualquer pessoa faz. hoje em dia dia ninguém diz: fécula de milho e sim: maizena) Isto não tem como,já tá na gente e então isto é crime? Não estamos cobrando pela propaganda,simplesmente somos consumidores. Hoje em dia existe tantas marcas,umas boas outras ruins,use quem a quiser usar. mas o nome referencia já tá na cuca da gente. Pega leve e viva a liberdade das palavras. Saudações

Anônimo disse...

Olá.
Como a maioria das donas de casa sou usuária fiel da marca, e como publicitária admiro a critividade de seus anúncios. Estou fazendo pesquisas sobre os melhores materiais ilustrativos no setor culinário e, casualmente, encontrei livros de receitas ilustradas do Pó Royal na casa de uma visinha que sempre divide receitas maravilhosas comigo. Ela me aconselhou a escrever pedidndo o envio em minha casa, pois foi o modo como ela os conseguiu.
Agradeceria muito se pudessem me enviar algum material também, seria útil tanto para minha pesquisa quanto para uso próprio.
Desde ja agradeço.
laisa_matos@hotmail.com

Anônimo disse...

Depois de perder 3 blos e antes de perder o quarto, me atentei a fazer o teste de colocar o pó royal na água e o mesmo não fez nenhuma blha nem quando coloquei 3 colheres cheias!!!

lote: 71105BP222:32
Val:02/06/08

desde a minha aquisição este produto não funcionou e isto foi ocorrido a mais de um mês atras e como podem verificar , mesmo na data desta postagem o mesmo não está vencido.

Gostaria de uma explicação de como um produto tão consagrado perdeu sua qualidade de tal forma?

Anônimo disse...

No Brasil tudo o que é de marca se falsifica, até o pó Roial tem gente falsificando; Infelismente...

Anônimo disse...

Uso com pouca frequência o fermento em pó.
Porém sempre que vou fazer uma receita tenho que comprar uma latinha. Assim, acabo perdendo o restante do produto.
Sugiro que os responáveis lancem no mercado 'sachê' contendo uma colher do produto.

leandro disse...

Eu queria rever uma antiga receita sobre biscoitinhos de laranja que vcs publicaram a uns 20 anos atras nao consegui achar meu nome e Leandro e meu e-mail e leosantana99@yahoo.com.br

TELMA LOUREDO FROIS disse...

Ola amiga royal gostaria de parabeliza los pela nova embalagem do fermento em po royal estar sendo uitil e pratica. quero receber receitas. endereço rua salatiel da fonseca leal 20 corinto mg cep:39200 000 nome telma louredo frois email: telmafrois2008@hotmail.com Abraços

Anônimo disse...

Ola... Queria dizer que ficou muito bom e mais pratico a nova embalagem da royal... E to muito interessada em receber as receitas da royal de doces, bolos, biscoitos,saladas, salgados, frituras, e o que estiver disponivel... Desde ja fico grata pela oportunidade de estar fazendo um comentário sobre a royal... Um beijo a todos e ate mais...

Maria de Almeida
R: Montevideo - 542
B: Vila Militar
Ipatinga - MG
Cep: 35164-085

Anônimo disse...

O meu nome é Paula, e depois de ler todos estes comentários de pessoas que ja passaram os mesmos constragimento pelo qual também ja passei, penso que a unica coisa que resolve nesse país é a IMPRENSA, então nós consumidores insatisfeitos temos que colocar a boca no trombone, PROCOM é na maioria das vesez ilusão temos que mandar e-mail para o FANTATISCO para que sejam realizados testes como esses tipos de produtos, para termos certeza de que devemos comprar o que passar no teste; e não o de marca mais famosa não acham?
Se o 0800 não rsolve nós temos que partir para a imprensa.
Meu e-mail é paulaalencarms@hotmail.com e estarei a disposição para trocarmos idéias.

Fátima Oliveira disse...

Maravilhoso..Nada de genérico para o fermento químico royal..Masssssss..tenho uma crítica a fazer: Estamos hoje buscando não degradar o meio ambiente..Quanto plástico o planeta tem para
poluí-lo..O famoso fermento
estava na moda..A embalagem era de papelão com uma película interna em alumínio,assim como a tampinha..Nesta últim compra fui tomada de espanto..pois a latinha de papelão agora é plástica..
Royal ...Se liga !!!! Mudou por quê???
Vamos preservar o meio ambiente..nada de plástico na natureza..Levemos sacolas de pano ao supermercado
Fátima_MG

Andréa disse...

Olá,
Há anos eu e minha família utilizamos o fermento em pó royal em nossas receitas, já vem da geração da minha vó que é uma excelente confeiteira e foi dela que ouvi falar sobre o livro de receitas culinárias royal, mas procurei em vários sebos em Curitiba e não encontrei. Gostaria de saber se através do contato com a empresa consigo as receitas ou o livro.
Desde já agradeço a atenção.
Andréa Cunha
dea_cunha@yahoo.com.br

katryane disse...

Ola!!! Utilizamos a anos o fermento em pó Royal e sempre estivemos satisfeitissimos porém, apos a chegada desta nova embalagem de plastico, nao so meus bolos e tortas nao crescem mais como de muitas conhecidas a quem ja troquei ideias.... Gostaria que verificassem pois a qualidade infelizmente nao esta a mesma... Se for necessario, mantenham a latinha.... Desde que o fermemto funcione!!! O vencimento é para daqui um ano entao, nao pode ser isso.... Peço que verifiquem e se possivel me retornem. Obrigado.

Marli disse...

Gostaria de sugerir uma embalagem menor para o fermento em pó Royal, de aproximadamente 50mg.
Grata pela atenção.
Marli

FABY disse...

usem o fermento DR. OETKER. Uso já a muito tempo e nunca deu problema. Ele reage somente com o calor, por isso a gente não precisa ter aquela pressa para colocar o bolo no forno depois que colocou o fermento. A marca é muito boa e além de tudo vem com um copo medidor. É tudo de bom!!!!!! ( não trabalho na empresa e não estou ganhando nada com este comentário, sou apenas consumidora)
Aproveitem!!!!

Mariana disse...

Bom dia pessoal,
Como estudante de nutrição e fazedora de bolos assídua tenho dois esclarecimentos a fazer... Primeiro sobre embalagem, a umidade da geladeira muitas vezes umdifica a embalagem de papelão, estragando o produto! Por isso a maioria das marcas está optando pela embalagem plástica...
E pro pessoal que reclamou, tá certissimo reclamar os direitos, mas fiquem atentos ao tempo que o produto está na geladeira, na embalagem vem especificando quanto tempo ele vale depois de aberto e se é preciso ou não guardá-lo na geladeira, o que algumas pessoas não fazem! Alguns valem só 15 ou 30 dias após aberto, por isso quem não usa muito, comprem embalagens menores, pra naõ ter problemas de fermentação!

Beijos

ana disse...

COMPREI UMA LATA DE FERMENTO ROYAL, O MESMO NAO CRESCEU EM NENHUM DOS 2 BOLOS QUE FIZ....
RESULTADO, A LATA FOI JOGADA FORA....GOSTARIA DE UMA RESPOSTA...

Anônimo disse...

eusempre fiz bolos com o fermento Royal em pó e nunca tive nenhum problema com ele e os meus bolos sempre cresceram

Anônimo disse...

Adoro o pó royal e suas receitas escrevo e ligo pra royal todo mês pedindo que voltem publicar livrinhos para os consumidores dizem que eram ótimos,e que voltem com receitas nas embalagem.Peçam também quanto mais pedidos tiver mais rápido atenderão.